Salvador - Edital para exposições

Galeria Solar Ferrão reabre com mostra de artistas locais
ARTES PLÁSTICAS

Localizado no Pelourinho, o Solar do Ferrão vai abrigar mostra de artistas plásticos

No casarão mais antigo do Pelourinho, datado de 1690, funciona a Galeria Solar do Ferrão, criada há 25 anos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Para comemorar a reinauguração do espaço, fechado de outubro a novembro para reformas, a galeria recebe, até 30 de dezembro, a exposição Panorama da Arte Baiana - coletiva com 25 artistas plásticos - e lança esta semana edital para seleção de artistas plásticos para preenchimento da pauta de exposições em 2006.

Uma comissão julgadora formada por críticos de arte e membros do Ipac irá avaliar os artistas candidatos às duas salas expositivas - que exibem, após reforma, novos pisos e iluminação, paredes pintadas, além da ampliação em metros lineares para exposição. A idéia, explica a diretora do espaço, Stella Carnozzo, é conferir à galeria critérios mais rígidos para a seleção dos artistas e aumentar o interesse de profissionais em expor no local. O candidato poderá se inscrever nas categorias mostra individual ou mostra coletiva. O edital está sendo disponibilizado na administração do museu.

"O lançamento do edital para artistas nacionais e estrangeiros é uma forma de priorizar qualidade e oferecer ao público obras selecionadas. Em 2006, serão entre 18 e 20 exposições, e 15 pautas escolhidas através de edital", disse Carnozzo. As inscrições vão de 14 de novembro a 24 de março de 2006. A seleção acontece entre 29 e 31 de março, e o resultado será conhecido em meados de abril. Até novembro de 2006, serão expostas as obras selecionadas através de edital. Nos demais meses entram em cartaz exposições institucionais e organizadas pela administração.

Em janeiro, por exemplo, a galeria recebe a mostra fotográfica Em busca da continuidade africana: rituais e cerimônias sagradas. Fotografias das religiões africanas nas diásporas no novo mundo, do americano Bryan Wiley. Já em fevereiro, serão expostos vídeos, exemplo da busca pela diversidade. A entrada é franca. Com o lançamento do edital, espera-se também iniciar a formação do acervo da galeria. "No edital está previsto, que o artista expositor deve doar uma obra para o acervo do Ipac, que não será comercializado, mas exibido anualmente em outras unidades", contou Carnozzo.

***

SERVIÇO

Visitação: terça à sexta, das 13h às 18h,

e aos sábados, das 13h às 17h.

Endereço: Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho.

ESPAÇOS

O IPAC mantém em Salvador sete espaços para exposição. Além da Galeria Solar do Ferrão, tem o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Arte da Bahia (MAB), o Museu Tempostal (com cerca de 30 mil postais e fotografias), o Museu Udo Knoff, especializado em azulejaria, o Museu Abelardo Rodrigues (considerado um dos maiores acervos de arte sacra, em torno de 900 peças) e o Memorial do Palácio da Aclamação.

Nenhum comentário: