Participe da TEIA

Encontro Nacional de Cultura, Educação,Cidadania e Economia Solidária


Entre os dias 5 e 9 de abril de 2006 acontece a TEIA de Cultura, Educação,Cidadania e Economia Solidária. O encontro será realizado no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera em São Paulo e é uma iniciativa da Rede Brasil de Produtores Culturais com o apoio do Ministério da Cultura, SESC, PNUD e diversos outros parceiros, com patrocínio da Petrobras. Provavelmente vocês já devem ter recebido comunicados sobre o assunto, mas envio esta carta para tornar o convite oficial.

Como todos sabem, o programa Cultura viva propõe o desenvolvimento de uma gestão compartilhada e transformadora onde o Ponto de Cultura é um mediador na relação entre Estado e Sociedade. Como a proposta é inovadora e temos apenas pouco mais de um ano de implantação, ainda falta muito para consolidarmos esse conceito e os procedimentos dele decorrentes, mas acredito que estamos no caminho certo. A oportunidade de reunirmos todos os Pontos de Cultura em um único espaço, de modo que o trabalho de cada um possa ser mostrado de forma mais ampla, possibilitando trocas de experiências, intercâmbios e discussões conceituais e metodológicas, irá agregar muito a este processo de construção coletiva. Por isso o convite para que todos participem.

Gostaria de ressaltar que a TEIA não se restringe a um encontro dos Pontos de Cultura, mas também envolve a articulação com outras ações no campo da cultura, da economia solidária e da cidadania, como por exemplo, a Feira Nacional de Economia Solidária (experiências de autogestão de negócios, recuperação de fábricas falidas e gestão destas por operários, cooperativas de artesanato, microcrédito e outras). Os organizadores da TEIA também estão convidando Fundações e departamentos de responsabilidade social de empresas para que conheçam as diversas iniciativas das quais vocês são os protagonistas e que poderão estabelecer novos vínculos e parcerias, caso as partes se entendam diretamente.

Enfim, a TEIA pode ser uma grande oportunidade de afirmação da cultura e do comportamento de um Brasil que não é o que aparece na grande mídia e que, conscientemente ou não, cada vez mais é afastado do processo de construção de nossa auto-imagem. Um Brasil autônomo, protagonista e que contrói uma outra forma de poder, com base na sabedoria dos "de baixo", como já constatou o grande pensador Milton Santos, já falecido. Este é o nosso desejo sincero - a TEIA não será vitoriosa se for confundida com uma vitrine de programas governamentais. É claro que um governo que procura ensaiar alternativas com seu povo, mesmo com todos os defeitos e dificuldades, tem mérito; mas o mérito principal está nas experiências que brotam deste nosso Brasil escondido. Experiências que unem a cultura tradicional com a invenção, a partilha da cultura popular com o trabalho colaborativo do software livre.

Por último, gostaria de fazer uma consideração.

A maioria dos trabalhos realizados nos Pontos de Cultura já existia antes de receberem apoio do governo e muitos continuarão existindo independente desse apoio. E assim tem que ser. Mas é fato que a possibilidade de o Estado brasileiro conversar e estabelecer parcerias com quem antes nunca conversou, como um Maracatu, um terreiro de Candomblé ou grupo de Hip Hop, é uma conquista do processo civilizatório do Brasil e só agora está acontecendo. Sabemos que muitos problemas surgiram nesse processo, como as bolsas do Primeiro Emprego (do Ministério do Trabalho) para os jovens Agentes Cultura Viva, que, felizmente, estão em processo de regularização. Outros problemas surgirão, afinal, o Estado não está aparelhado para partilhar com o seu povo. Mas este é um processo que já foi desencadeado e o Ponto de Cultura é um bom exemplo disto, onde o diálogo se dá de forma soberana, respeitosa, uma troca entre iguais.

Por isso, reitero o convite. Venham à TEIA, participem das atividades; venham com autonomia, mostrem o seu protagonismo, empoderem-se. Não por acaso, o local escolhido foi a Bienal de São Paulo, o templo da cultura; o principal espaço do país para a cultura consagrada que agora se abre para a cultura de seu povo. Ainda não por acaso, a cidade que vai abrigar a TEIA é São Paulo, o centro das finanças e da economia nacional; este centro terá que prestar reverência, ou pelo menos prestar atenção à arte (e à cultura, e ao jeito de ser, e ao jeito de pensar) que vem de sua periferia. Pode ser a arte de vanguarda ou a cultura tradicional, mas, se o país realmente quiser encontrar o seu rumo e romper com estes séculos de dependência e subordinação, será por aí que encontraremos o caminho. Unindo uma nova ética com uma nova estética; um jeito de se relacionar, um jeito de aprender, um jeito de partilhar. O jeito brasileiro de ser, que tantos tentaram destruir chamando-o pejorativamente de "jeitinho".

Este é meu desejo sincero, venham, compartilhem conosco este momento.

Célio Turino

Secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura

Informações

TEIA de Cultura, Educação,Cidadania e Economia Solidária

Data: 05 a 09 de abril de 2006 - de quarta a domingo

Horário: 05/04 – 19hs. 6,7,8, 9 de abril - 10hs.

Local: Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera em São Paulo

Previsão de Público: 80 mil pessoas

Entrada franca

Estandes organizados por Estados; exposições; apresentações artísticas; área para oficinas; apresentação de metodologias e resultados; 04 salas de cinema; praça de convivência; Armazém da Teia; 02 palcos pequenos; 03 auditórios/teatros; sala de leitura; estúdio digital, TV TEIA, Rádio Teia, praça de alimentação.

O Ministério da Cultura, através da Secretaria de Programas e Projetos, considera fundamental a participação de todos, porém dispõe de recursos para transporte terrestre, hospedagem (em apto duplo ou triplo, categoria standart turística, com café da manhã), e alimentação no restaurante da Teia para 2 representantes de cada Ponto de Cultura. Caso o Ponto de Cultura consiga apoios locais ou queira trazer mais representantes por conta própria, todos serão muito bem vindos.

Período: chegada dia 4 de abril com retorno no dia 10 de abril à noite.

Apresentações artísticas

Além desta participação (2 representantes por Ponto de Cultura), a organização da TEIA estará fazendo uma seleção de apresentações e trabalhos singulares, que possam expressar a diversidade de linguagens e de públicos dos Pontos de Cultura. Neste caso haverá transporte de pessoas e materiais,hospedagem e alimentação necessária para as apresentações. Não haverá pagamento de cachê.

As propostas deverão ser enviadas até o dia 5 de março. A produção da TEIA entrará em contato com os selecionados até o dia 15 de março.

Serão considerados relevantes na seleção os itens:

Representatividade de uma região ou Estado;

Representatividade da linguagem;

Qualidade;

Espaço/tempo, em São Paulo, para a apresentação;

Facilidade/dificuldade para a montagem do espetáculo.

Propomos reunir os segmentos artísticos de maior quantidade nos Pontos de Cultura, trazendo para participar da Teia 02 integrantes de cada um. Neste formato estamos promovendo a interação dos Pontos, troca de conhecimentos, e uma apresentação diferenciada.

Encontros:

Bonequeiros * Circos * Folias * Congadeiros * Grafiteiros * Griôs * Mestres da Capoeira * Reciclagem * Repentistas * Tambores

Armazém da TEIA

Para os Pontos de Cultura que desejarem vender seus produtos (desde que não perecíveis) - CDs, camisetas, artesanato, compotas, etc...- facilitando o processo de venda e liberando os representantes dos Pontos para circularem no evento ou então concentrarem-se na exposição de seu trabalho no estande do seu Estado ou apresentações artísticas.

Os produtos deverão ser enviados cadastrados, etiquetados com nome do Ponto, localização, preço para venda, incluir a taxa de administração :15% para o Armazém, ou enviar uma pessoa para montagem e venda dos seus produtos. Os Pontos deverão providenciar a embalagem do produto na ida e no retorno. Na embalagem deverá constar o tipo de material a ser vendido e os dados do Ponto. Informaremos posteriormente os endereços para entrega para o envio a São Paulo. Todos os produtos deverão estar no Pavilhão da Bienal até o dia 02 de abril de 2006.

Exposição desescondendo o Brasil através dos pontos de cultura

Com duração de 3 meses.

Curadoria: Emanuel Araújo

Local: Museu Afro Brasil, também no Parque Ibirapuera

Colaborem enviando material e produto que contribuam para a demonstração do trabalho de cada Ponto de Cultura, atendendo aos critérios do Museu Afro, sob a curadoria de Emanuel Araújo;

Atividades Paralelas:

Seminário Fronteiras digitais: Oficinas de Metareciclagem e Estúdio Digital;

Seminário ConceitualL: no SESC Vila Mariana (próximo do Parque Ibirapuera), dias 6, 7 e 8 de abril.

Encontro nacional dos pontos de cultura – Na Bienal, no dia 10 de abril. O encontro será na forma de plenária, de modo a ajustarmos o nosso trabalho para os anos seguintes, inclusive buscando alternativas de sustentabilidade futura. Por exemplo, estamos pensando na renovação dos convênios para os Pontos de Cultura que cumpriram a sua meta de trabalho, talvez com a alteração da contrapartida, que passaria a 40%, mas enfim, este é um tema para discussão, assim como outras alternativas de sustentabilidade dos Pontos de Cultura para além do financiamento governamental, as bolsas para os Agentes Cultura Viva, a Ação Griô e outras iniciativas.

Agente Cultura viva- espaço- “Preto Ghóez”

Espaço “Preto Ghoéz” é o espaço da Ação Agente Cultura Viva e do segmento juvenil que participa da teia, onde ocorrerá apresentação dos jovens dos Pontos de Cultura, Oficinas (realizadas pelos Pontos e Pelos Agentes), debates, apresentações artísticas e de troca de experiências dos Agentes.

Solicitações aos Pontos de Cultura:

Sugestão de palestras ou oficinas que possam ser oferecidas pelo MinC aos Pontos;

Respondam ao contato, enviando confirmação de presença e outros dados necessários, no menor prazo possível;

Priorizar os contatos através de e-mail ou fax, para que possamos encaminhar ao setor que compete o assunto em questão;

Por gentileza, sempre identificar o Ponto de Cultura (Estado, telefone, nome do responsável).

Assessoria de Comunicação e Eventos

SCS Quadra 4 Bloco A Edifício Vera Cruz – 2º andar -

CEP 70304-913 - Brasília/DF

Tel: (61) 3901.3815 – 3901.3899 – Fax: (61) 3901.3822

E-mail: sppc.teia@minc.gov.br

Nenhum comentário: