Fiat abre seleção nacional de arte contemporânea

Apoio na Difusão Cultural do Jornal Virtual das Artes
http://jornaldasartes.blogspot.com/
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3617580

Fiat abre seleção nacional de arte contemporânea

Empresa distribui R$ 360 mil em prêmios

A FIAT Automóveis comemora 30 anos no Brasil propondo um olhar sobre o futuro da arte contemporânea. A empresa lança amanhã, dia 27, o edital do projeto Fiat Mostra Brasil, uma seleção nacional de artes visuais que distribuirá R$ 360 mil em prêmios. O período de
inscrições é de 27 de junho a 11 de agosto. Serão escolhidos 30 artistas, cujas obras provoquem reflexão e discussão sobre os caminhos da criação artística brasileira.

Integrado à política da Casa Fiat de Cultura, braço cultural da Fiat no Brasil, o projeto pretende dar espaço à criação livre, descomprometida com rótulos e tendências, representando também um investimento na formação de público para as diversas manifestações da arte contemporânea.

"O projeto reafirma o compromisso da empresa com uma visão dinâmica da cultura brasileira. Nos seus 30 anos de Brasil, a Fiat apostou no novo, na realidade do amanhã, e foi essa visão de futuro que lhe garantiu e garantirá a liderança que obteve junto ao público do país", diz José Eduardo de Lima Pereira, presidente da Casa Fiat de Cultura. "Os grandes nomes da arte do passado permaneceram porque, no seu tempo, foram inovadores e ousaram ir além de seus contemporâneos", acrescenta.

Um dos pontos altos do projeto é o site interativo www.fiatmostrabrasil.com.br, que entra no ar hoje, dia 26, com o objetivo de proporcionar ao público contato com os artistas e suas
obras e provocar discussões sobre as artes visuais brasileiras (http://www.fiatmostrabrasil.com.br/pt-br/blogs/index.jsp). Também conterá as fichas de inscrição e o regulamento para a seleção (http://www.fiatmostrabrasil.com.br/pt-br/inscricoes/index.jsp), que estarão disponíveis apenas na internet.

As obras escolhidas farão parte de uma exposição a ser realizada no Instituto Europeu Design, em São Paulo, no final do ano, integrando as ações de encerramento das comemorações dos 30 anos da Fiat no Brasil. A divulgação nacional dos trabalhos, das reflexões e propostas geradas pelo projeto será garantida ainda pelo lançamento
de um documentário e de um catálogo contendo as obras, depoimentos dos artistas e textos de especialistas em arte, que serão distribuídos gratuitamente em todo o país. A Mostra conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o apoio da TV Cultura, uma das realizadoras do projeto.

Os trabalhos serão selecionados pelos curadores e especialistas em arte Eduardo de Jesus, Giselle Beiguelman, Járed Domício, Marcos Hill, Maria Ivone dos Santos, Marisa Mokarzel e Stéphane Huchet. "A busca por uma forma coerente de incentivo à produção artística tem sido o desafio de muitas premiações, concursos e mostras de arte. O
Fiat Mostra Brasil apresenta um desses possíveis caminhos, onde os artistas envolvidos terão seus processos de criação observados e estimulados", comenta Járed Domício.
(http://www.fiatmostrabrasil.com.br/pt-br/curadores/index.jsp)

O edital de seleção está aberto a todos os artistas brasileiros, com mais de 18 anos, que tenham realizado uma mostra individual ou coletiva nos últimos cinco anos. A seleção abrange as categorias desenho, colagem, gravura, pintura, escultura, objeto, fotografia,
arte digital, vídeo-arte, web-arte, arte wireless (com ou para celulares), body-arte, performance, plotters, instalação áudio e vídeo, site specifics, instalação e intervenção urbana.

Os trabalhos podem ser inscritos nas modalidades: obras prontas, com tema livre; projetos a serem desenvolvidos ou concluídos, que podem ser inspirados ou não nos depoimentos e visões de futuro que vêm sendo coletados no site www.fiat30anos.com.br, e projeto para criação e produção da Utopédia (enciclopédia das utopias e depoimentos de visões do futuro colhidos no site www.fiat30anos.com.br, cujo lançamento, em dezembro, encerrará a comemoração de 30 anos da Fiat no Brasil), nas versões impressa e eletrônica.

Mais informações:

(http://www.fiatmostrabrasil.com.br/pt-br/saladeimprensa/index.jsp)

Nenhum comentário: