UMA NOVA POTENCIA CULTURAL - CCB

UMA NOVA POTENCIA CULTURAL

Desponta no Universo da Cultura Brasileira uma nova potencia que é a Cooperativa Cultural Brasileira que em menos de 2 anos após sua fundação já conta com cerca de 5000 cooperados. Tal potencia cultural conseguiu aprovar 19 projetos pelo PAC 24, Programa de Ação Cultural da Secretária de Estado e Cultura de São Paulo, em 19 projetos. Os projetos aprovados são de cunho musical e serão realizados nos próximos 8 meses por meio de 38 espetáculos e 19 ações culturais.

Cassiano Rodrigues, presidente da CCB, passou a articular ações pontuais as quais propiciaram a ocorrência de uma efervescência cultural e de projetos auto-sustentáveis. Dentro deste escopo, a Cooperativa Cultural Brasileira criou especificamente seu Departamento Cultural , em março de 2006, sendo instaurado por Wellington R. Costa atendendo as orientações Cassino Rodrigues, como parte das novas diretrizes de apoio a todos os integrantes do universo cultural e seus projetos.

As novidades são múltiplas e passam pela abertura de uma nova unidade localizada no Bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. Recém criada e voltada a atender as necessidades do Projeto Guri gerenciado por Oswaldo Piscitelli, abriga agora também, o Departamento Cultural que recebeu recentemente a consultoria externa de Rose Meusburger (Gaia Brasil). O Departamento Cultural visa proporcionar aos membros da CCB e a comunidade cultural brasileira uma via de acesso pratica e não onerosa ao uso das Leis de Incentivo a Cultura, gerar parcerias culturais relevantes com entidades governamentais, ongs, instituições privadas e cooperados que facilitem o desenvolvimento de projetos culturais auto-sustentáveis.

Uma das maiores novidades que a CCB proporciona ao mercado de projetos culturais é a consultoria e assessoria gratuita para projetos.

Dentre as múltiplas iniciativas destacou-se a produção do 1° Sarauarte da CCB, que contou com a presença de renomados artistas: Cícero Fornari, Daniela Forchetti, Deboshow, Flavia Prando/Marcos Cruz, Reinaldo Bessa, Rogério Mendonça. A Segunda edição esta sendo prevista para março de 2007.

Os projetos aprovados pelo PAC 24 são: A HISTÓRIA DO SOLDADO; AGNUS ITINERANTE DE MÚSICA; CANÇÕES SACRAS; CICLOS BRASILEIROS 100 ANOS CAMARGO GUARNIERI; CONCERTO DE MÚSICA ELETRONICA MISTA; CONCERTO DIDÁTICO NA ESCOLA; CONCLAVE; DIDATICO CAMERATA DE ÓPERA; DILEI; FOIA VERDE; FOSSARI GROUP; MÚSICA LA CARTE; O SENTIDO DA TRANSMODERNIDADE NA MÚSICA PARA PIANO DE GILBERTO MENDES ; OS AMORES DO POETA; SÃO PAULO ENSEMBLE; SERENATA A TRÊS; VOCAL ULM; ZARZUELAS ESPAÑOLAS.

http://coopcultural.org.br/

wellington.coopcultural@gmail.com

Nenhum comentário: