Encontro com Milton Santos ou O Mundo Globalizado Visto do Lado de Cá

"Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global visto do lado de cá" -

Um filme para fazer pensar sobre o mundo


Se saíssemos pelas ruas dos grandes centros urbanos e questionássemos sobre a definição de Globalização, certamente iríamos obter respostas diversas que denotam o desconhecimento sobre o tema, em pleno o século XXI. Mas a prova de que o mundo tem de fato se tornado uma aldeia global nos salta aos olhos, mesmo na periferia das grandes cidades.


Um giro pela comunidade do Pirambu em Fortaleza, para percebermos que ali dentro cabe um mundo inteiro, seja pelos projetos sociais ( Projeto 4 Varas, Pirambu Digital), pela diversidade das manifestações culturais ou pela presença freqüente de computadores em residências, lan houses e cooperativas. Desta forma, não há distâncias, tudo parece bem próximo e até o universo de violência foi transformado pelos moradores.


O filme "Encontro com Milton Santos ou O Mundo Globalizado Visto do Lado de Cá", que estréia na sexta-feira, dia 28, no Espaço Unibanco Dragão do Mar, em Fortaleza pretende abordar a temática, traçando o conceito de globalização sob a perspectiva da periferia, de cidades, países, continentes, trazendo como base uma entrevista feita em janeiro de 2001, com o geógrafo Milton Santos, um dos principais expoentes do pensamento brasileiro do século XX.


"Devemos considerar a existência de pelo menos três mundos num só. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula; o segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e o terceiro, o mundo como ele pode ser: uma outra globalização", declara Milton Santos.


O documentário de Silvio Tendler inova quando expõe através de imagens marcantes e dos depoimentos de Milton Santos uma reflexão sobre a globalização necessária e desejada para a humanidade. E não por acaso,o filme foi o vencedor do prêmio de Júri Popular do Festival de Brasília (2006).


Além de sua importância como documento, por registrar o pensamento crítico e atual do pesquisador – em entrevista gravada cinco meses antes de sua morte, a última concedida por ele –, totalmente voltado para a possibilidade de um futuro outro, "Encontro com Milton Santos" marca uma nova fase na filmografia de Silvio Tendler. Depois das biografias de Juscelino Kubitschek (Os anos JK - Uma trajetória política, 1980), Glauber Rocha (Glauber, o filme – Labirinto do Brasil, 2003), João Goulart (Jango, 1984) e uma lista de outros, o cineasta – mestre em cinema e história pela Sorbonne – optou por transcender o homem e apresentar suas idéias. "Em minha cinematografia, o que proponho sempre é discutir sobre o presente, apontando rumos para o futuro. Com Milton Santos isso chegou ao extremo porque suas idéias discutem o próprio processo de construção e transformação da humanidade", afirma.

"Encontro com Milton Santos ou O Mundo Globalizado Visto do Lado de Cá"- Documentário de Silvio Tendler, com estréia prevista para o dia 28 de setembro, no Espaço Unibanco Dragão do Mar.


Um comentário:

Anônimo disse...

Baixar o Documentário - Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá - http://mcaf.ee/qigb0