Cerimônia Segunda edição do Prêmio Cultura Viva

 

 

O Prêmio Cultura Viva e as 18 iniciativas premiadas

 

O evento que anuncia as 18 iniciativas premiadas da 2ª edição do Prêmio Cultura Viva, contará com presença do Ministro da Cultura, Sr. Gilberto Gil.

 

 

O Prêmio Cultura Viva é uma das ações do "Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva", idealizado pelo Ministério da Cultura, que conta com o patrocínio da Petrobras, apoio do Canal Futura e  coordenação técnica do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.  

 

Em cerimônia no Museu do Conjunto Cultural da República, em Brasília/DF, com a participação do Ministro da Cultura, Gilberto Gil - no dia 18 de dezembro, a partir das 18h30 - serão conhecidos os 18 premiados da 2ª edição do Prêmio Cultura Viva, sendo 3 (três) em cada uma das seguintes categorias:

 

- Escola Pública de Ensino Médio

- Fundação ou Instituição Empresarial

- Gestor Público

- Grupo Informal

- Organização da Sociedade Civil

- Ponto de Cultura

 

 

O Prêmio Cultura Viva

 

O Prêmio Cultura Viva constitui um projeto inédito de valorização da prática sociocultural no país. O mapeamento das iniciativas proporcionado por sua abrangência nacional, bem como seu público-alvo e a metodologia do processo configuram a relevância e o sentido maior do trabalho: o reconhecimento, a divulgação e o incentivo à pluralidade das manifestações culturais presentes em cada canto do país.

 

O Prêmio possui uma metodologia baseada em um amplo processo de mobilização e de aproximação com os diferentes agentes do campo da cultura, possibilitando à sociedade brasileira o conhecimento da riqueza e da diversidade de realizações culturais de todo o país.

 

Dessa forma, a premiação é apenas uma etapa de um processo mais amplo de caráter formativo que envolve também a identificação, a sistematização e a divulgação de projetos de destaque no cenário nacional.

 

A primeira edição do Prêmio Cultura Viva, idealizado pelo MinC, com patrocínio da Petrobras e sob a coordenação técnica do Cenpec, buscou reconhecer, estimular e dar visibilidade às iniciativas culturais de todo o país que valorizassem a cultura como meio de consolidação da identidade e de construção da cidadania.

 

Lançada em dezembro de 2005 e desenvolvida no primeiro semestre de 2006, essa edição contou com 1.559 inscrições, alcançando mais de 500 municípios brasileiros. Essas inscrições passaram por um processo de análise e seleção, envolvendo a participação de 119 avaliadores, grupo composto por perfis diversificados de profissionais do campo da cultura, incluindo representantes de governos, de universidades e da sociedade civil.

 

A 2ª edição do Prêmio Cultura Viva, realizada em 2007, é dirigida a práticas culturais e educativas desenvolvidas na e com a participação ativa da comunidade, valorizando o trabalho conjunto de educadores e de outros agentes da comunidade na oferta de atividades culturais.

 

Com patrocínio da Petrobras e apoio do Canal Futura, a 2ª edição do Prêmio totalizou 2683 iniciativas inscritas, vindas de 874 municípios brasileiros. Esses números, comparados à primeira edição, representam um aumento de 72,9% de inscrições e de 66,8% dos municípios atingidos. Participaram do processo de avaliação e seleção mais de 300 avaliadores.

 



Serviço:

Cerimônia de premiação do Prêmio Cultura Viva 2007

Dia 18 de dezembro, terça-feira, a partir das 18h30

Museu do Conjunto Cultural da República, Esplanada dos Ministérios, Brasília, DF.

Fone: 61 - 3325-5220

 


Mais informações para imprensa

Cultura em Ação – Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável: Thereza Dantas

Fone: 11- 3333-3030 – R. 218 – celular: 11-8317-6850

thereza@revistaraiz.com.br

 

SPPC – Ministério da Cultura
Eliete Braga 

fone: 61 3901-3819

eliete@minc.gov.br


Outras informações sobre a 2ª edição do Prêmio Cultura Viva:

Site: www.premioculturaviva.org.br  ou pelo telefone 0800-707-9209.

Nenhum comentário: