CURSO DE TÉCNICAS CIRCENSES No Piaui


 PONTO "CULTURA AO ALCANCE DE TODOS"

PROJETO "CIRCO, DIREITO DE TODOS"

Curso de Tecido Aéreo


O Ponto de Cultura "Cultura ao Alcance de Todos" coordenado pelo Grupo ESCALET, traz para Floriano(PI) através do projeto "Circo, Direito de Todos" e com o Apoio da FUNARTE, Petrobrás, Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura, o curso de Tecido Aéreo e técnicas circenses, com Sonária Vasconcelos, especializada na modalidade, que será desenvolvido de 17 de dezembro/2007 à 17 de janeiro/2008.

O Circo com toda sua magia, têve origem em povos nômades e é considerada uma das mais antigas artes de espetáculos do mundo. O universo circense é um conjunto de diversas artes que encantam com sua beleza.

O Tecido aéreo, é uma das inúmeras técnicas circenses, esta surgiu na França, foi desenvolvida a partir dos conhecimentos em Trapézio e Corda Lisa e de muita investigação no próprio aparelho que tem suas peculiaridades – a maleabilidade e a elasticidade do tecido conferem à técnica características especiais. Os truques (movimentação codificada) foram e estão sendo criados tendo como base a utilização de nós ( chaves), poses e quedas. Mostrando que um corpo é capaz de fazer num enorme tecido suspenso no ar. Provando que os seres humanos também foram feitos para voar.

Originado da corda indiana é um tecido de 18 metros dobrado na metade com alça feita a partir de um nó, tecido este que tem elasticidade somente no sentido lateral (1m40cm), o tecido pode também ser preso em dois pontos configurando um "U", o ponto mais baixo ficando distante do chão. Desta forma chama-se Tecido Marinho. Faz-se manobras, combinações, exercícios de força, acrobacia, quedas, vôos e contorcionismo.

Segundo Sonária Vasconcelos, "neste aparelho foi desenvolvida uma técnica de Acrobacia Aérea Circense que conquistou o mundo pela sua beleza, pelo emprego da força com leveza, pelo impacto das quedas e desenroladas, pelo lirismo da dança nas alturas, pelo vigor físico e por toda ludicidade que permite o aparelho. É uma técnica relativamente nova que surgiu há uns 10 anos, e a cada ano vem sendo mais difundida, admirada e procurada por pessoas de todo mundo, de todas as idades e por profissionais de diversas áreas - como Teatro e Dança - Hoje em dia é a modalidade circense mais procurada por pessoas que não têm pretensões de ser de Circo, mas desejam apenas se exercitar de maneira mais divertida. É a malhação-arte que desafia a gravidade, pois é uma atividade que possibilita uma infinidade de movimentos, por vezes lúdicos, ou dramáticos, ou plásticos etc, e por isso torna-se uma atividade gostosa de ser praticada e bela de ser vista."

Está técnica circense desenvolve se a passos largos e está em plena expansão de suas próprias potencialidades.

O Ballet Aéreo, traz flexibilidade, modela o corpo, desenvolve força muscular, além de possibilitar a vivência de dançar no ar, a aventura de se lançar no espaço em busca de novas sensações. Tudo isto será alcançado pelos alunos durante as aulas que serão dirigidas por Sonária Vasconcelos, uma profissional especializada na modalidade. O Curso será direcionado a crianças, adolescentes e adultos, respeitando o tempo de aprendizado de cada um.

Nenhum comentário: