Espetáculo relembra os 60 anos sem Mahatma Gandhi

 Os 60 anos da morte de gandhi são relembrados

no Espetáculo beneficente

"O Despertar da Índia"

Dia 21 fevereiro, apresentam-se no Centro da Cultura Judaica

a bailarina Bhávana Rhya, o ator João Signorelli e a cantora indiana Meeta Ravindra

 

 

Em memória aos 60 anos da morte do líder espiritual indiano Mahatma Gandhi, o espetáculo reinventa o amor pela humanidade, acreditando poder despertar nos povos o desejo de uma convivência pacífica e altruísta. O coletivo além do individual.

 

"O Despertar da Índia" mescla dança, teatro e música com a apresentação de peças de Dança Clássica Indiana pela bailarina Bhávana Rhya e Cia Odissi Brasil, a interpretação do monólogo "Gandhi, um líder servidor" e leitura de uma carta da esposa de Mahatma Gandhi pelo ator João Signorelli e cantos devocionais com a cantora indiana Meeta Ravindra.

 

Este evento tem por fim mostrar a conexão que existe entre os povos com a cultura da paz. Nações em conflito que poderiam e deveriam resolver as suas questões bélicas com uma conduta totalmente diferente da atual. Todos os povos são um só, e todos os povos só têm um Deus. Gandhi viveu acreditando nisso e morreu por causa disso. Esta luta pela paz é de todos nós. Comemorar o aniversário da morte de Gandhi é lembrar o motivo pelo qual ele morreu, a ação pela não-violência.  Segundo as palavras de Mahatma Ghandi, só o amor cura, nutre, une, entusiasma, faz nascer, alivia,  materializa, motiva e possibilita a vida.

 

 

Serviço:

Espetáculo "O Despertar da Índia"

21/02 – Horário.: 20h30 – Duração.: 100 min., sem intervalo, Recom.: 12 anos,

Preços: 1 kg de alimento a ser doada para o programa Ajuda Alimentando.

Ingressos limitados, sujeito à lotação do espaço

Direção: Daniel Marczyk

Local: Teatro Centro da Cultura Judaica

Rua Oscar Freire , 2500 - Sumaré- São Paulo, SP, Brasil - Metrô Sumaré

Informações: (11) 3065-4333

Capacidade: 300 lugares / Ar-condicionado / Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais

 

 

Realização: Instituto Bhávana Rhya

www.institutobhavanarhya.com.br

Apoio: Centro da Cultura Judaica

http://www.culturajudaica.org.br/

 

Sobre os artistas participantes:

 

Bhávana Rhya

Formada em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, começou seus estudos de Odissi em 1995.  Viajou inúmeras vezes ao Canadá, USA e Índia a fim de aprimorar seus conhecimentos com importantes gurus indianos, apresentando-se em diversos locais. Em 2003   recebeu do guru Kelucharam Mohapatra as bençãos para o seu trabalho espiritual de divulgação da Dança Clássica Indiana e foi homenageada no IndiaFest pelo Cônsul Geral da Índia Sr. Deepak Bhojwani em reconhicento ao seu talento. Em 2005 fundou a Cia. OdissiBrasil de Dança Clássica Indiana e inaugurou o Instituto Bhávana Rhya. Juntamente com Daniel Marczyk, vem consolidando as atividades do Instituto, oferecendo atividades ligadas à cultura indiana e à espiritualidade visando um trabalho social dentro de comunidades. Em  2007 participou dos eventos do Ciclo Multicultural no Centro da Cultura Judaica de São Paulo e realizou no Teatro Itália de SP o espetáculo Os Olhos Negros da Índia, com a participação de artistas indianos.

Bhávana Rhya visita anualmente os EUA para estudar Odissi com a bailarina indiana Sandhyadhipa Kar.

 

João Signorelli

Vem interpretando Gandhi há mais de dois anos, apresentando-se por todo país em teatros, empresas, instituições de ensino, abertura de eventos e congressos. O monólogo de Miguel Filiage, baseado nos discursos de Gandhi, fala sobre liderança, conduta única e cooperativismo, propõe que os povos deixem de se alimentar com pensamentos desequilibrados, preconceitos e sentimentos sombrios.

Convida a platéia a fazer uma longa e sensível reflexão sobre a liderança, a não-violência  e vem obtendo êxito pela introdução de princípios ético-filosóficos nas relações humanas.

 

Meeta Ravindra

Nasceu na Índia, em Sewagram, aldeia fundada por Mahatma Gandhi. Iniciou sua carreira aos cinco anos e aos quatorze conquistou o primeiro prêmio no "Bhajan Sangeet" de música devocional, num concurso nacional. Dona de uma voz que pode alterar o estado de consciência dos ouvintes, foi uma das vencedoras do concurso de Ghazal, em 1993 na Índia, premiada com um contrato junto à gravadora CBS-Sony (Índia). No Brasil, difunde a música clássica e a cultura indiana através de aulas e cursos, apresentações em teatro, rádio e televisão. Fundou a Associação Cultural Índia-Brasil com o intuito de aproximar a cultura destes dois países. Foi honrada pelo governo indiano, em reconhecimento ao seu talento e pela divulgação da música clássica indiana no Brasil.

 

 

Sobre Mahatma Gandhi

 

Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido mundialmente por Mahatma Gandhi, do sânscrito "A Grande Alma", nasceu em 2 de Outubro de 1869, Nova Déli, e foi assassinado em 30 de Janeiro de 1948. Líder pacifista indiano, foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado e um influente defensor do princípio da não-agressão e protestos pacíficos.

Como principal personalidade na independência da Índia, frequentemente afirmava a simplicidade de seus valores e de suas ações derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

Gandhi propagou sua mensagem de paz por todo o mundo e continua ainda influenciando gerações e a inspirar ativistas democráticos e anti-racistas.

 

***

"O único tirano que aceito neste mundo é a voz interior, suave e serena."

"Olho por olho e toda a Humanidade acabará cega"

Mahatma Gandhi

 

 

Nenhum comentário: