Dança - Pela primeira e unica vez 'Trilogia Kafka, da Cia. Borelli


Pela primeira e única vez,

Trilogia kafka, da Cia. Borelli

 

TD - Teatro de dança - recebe quatro espetáculos da importante Cia. Borelli, três deles baseados no universo kafkiano, pela primeira vez são apresentados juntos, numa mesma temporada.

 

  

Entre 29 de fevereiro e 15 de março, a Cia. Borelli traz ao palco do TD a Trilogia Kafka, alem do espetáculo "Carne Santa". O Teatro de Dança - programa da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciado pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) passa a abrigar, em março, companhias de dança em temporadas diferenciadas, com os grupos permanecendo mais de uma semana no espaço, como é caso da importante Cia. Borelli.

Na Trilogia Kafka, Borelli mostra "A Metamorfose", "O Processo" e "Carta ao Pai", obras que recorrem ao universo do autor tcheco Franz Kafka. Nos três, tudo o que é posto em cena é feito sem concessões, com a convicção de que a arte lida não apenas com a estética, mas também com a ética, procurando o entroncamento entre reflexão e diversão. Coloca-a com a convicção de que entretenimento é roda-gigante, carrossel, ilusionismo – e o fazer artístico, quando autêntico, vai além disso.

"Carne Santa" é resultado de uma pesquisa de criação coreográfica respaldada pelo discurso poético de RENATO RUSSO e pelo contexto social, político e estético da década de 1980, sob a concepção, criação coreográfica e direção de Sandro Borelli. Sob essa perspectiva, a Cia. Borelli  traz à cena mais uma composição coreográfica dentro de uma dramaturgia corporal já consolidada onde a fisicalidade encontra-se exposta em toda a sua poeticidade.

Ex-bailarino do Ballet Guairá de Curitiba e do Balé da Cidade de São Paulo, Sandro Borelli é criador, diretor artístico e intérprete da Cia. Borelli de Dança e desenvolve propostas coreográficas que exacerbam situações corporais resultando num espetáculo de alguma forma impactante. De um modo peculiar opera os procedimentos lógicos da sua investigação: construção e desconstrução, caos e ordenamento, fluidez e rigidez, opostos que buscam um estado corporal potencializado.

Com suas coreografias contundentes, Sandro conquistou cinco prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte e o 2º Prêmio BRAVO Prime de Cultura em 2006. Nascido em Santo André (SP), Sandro teve de vencer tabus antes de escolher o balé. "Na época, havia muito preconceito. Balé era coisa de viado." Na adolescência, dirigiu sua energia para o esporte. "Praticava de tudo, natação, vôlei, futebol."

 

SERVIÇO

 

De 29 de Fevereiro a 15 de Março

Trilogia Kafka: "A METAMORFOSE", "O PROCESSO", "CARTA AO PAI" e "CARNE SANTA".

 

Dias 29/02 e 07/03

A Metamorfose - sextas feiras, 20h, duração 60 min., recomendação 16 anos.

..."Certa manhã, ao despertar de sonhos intranqüilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso...".

Inicia-se assim de forma surpreendentemente bizarra a grande obra de Franz Kafka (1883-1924). O espetáculo investiga as várias possibilidades de um corpo em constante conflito, ora dialogando, ora se digladiando, entre os limites do flagelo e das torturas nas quais ele mesmo se submete.

Apoio: Prêmio Emcena – Brasil – Secretaria da Música e das Artes Cênicas – FUNARTE/Ministério da Cultura.

 

Dias 01/03 e 08/03

O Processo - sábados, 20h, duração 55 min., recomendação livre.

"Alguém certamente havia caluniado Joseph K., pois uma manhã ele é detido sem ter feito mal algum".

Começa aí uma espécie de pesadelo burocrático; K. passa por audiências, cartórios, salas de espancamento, sem que ele nunca saiba de que crime é acusado. É desse sentimento que parte o espetáculo de dança, no palco, os bailarinos representam o personagem K. como se fossem espelhos refletidos de diferentes ângulos, numa leitura cubista. 

Apoio: Universidade Anhembi Morumbi – Curso DANÇA E MOVIMENTO

Projeto contemplado pelo PRÊMIO ESTÍMULO DE DANÇA 2005 da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo.

Prêmio FUNARTE DE DANÇA KLAUSS VIANNA 2006.

 

Dias 02 e 09/03

Carta ao Pai – domingos, 18h, duração 60 min., recomendação 16 anos.

"Envolve-me em teus braços, eis aqui a profundidade, se agora te recusas, então depois".

Na carta, que nunca foi enviada ao destinatário original, Kafka expõe toda a sua mágoa em relação ao pai autoritário, que ele chama de tirano.  

O espetáculo é apenas a tentativa de dissecar o conteúdo emocional e/ou espiritual de uma ação, de um gesto, de um olhar, de uma situação ou de uma atitude que seja índice de mistérios do drama humano. É espelho vivo, é o ato doloroso de se ver e não se reconhecer. É drama na estrutura da Dança.

 

Dias 14, 15 e 16 de março

Carne Santa - sexta e sábado 20h, domingo 18h, duração 60 min., recomendação 16 anos.

"Carne Santa" busca um sentido, um conjunto de idéias, pensamentos, e visões de mundo do indivíduo que se orienta para suas ações íntimas, sociais e (principalmente) políticas, ora negando Deus, ora adorando-o. Um ser hermafrodita carregando dentro de si seu próprio útero e seu próprio esperma – um homem gerando a si mesmo, reinventando-se e quase sempre não se reconhecendo. O trágico de ser híbrido e perecível.
Projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural (PAC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
 

Workshop com Sandro Borelli

Dança Contemporânea: O Corpo como centro de investigação

Dias: 01, 08 e 15 de março (sábados)

Horário: das 14h às 17h

Público alvo: bailarinos e atores acima de 18 anos

Número de vagas: 20

Inscrições gratuitas: Os interessados deverão encaminhar mini currículo e carta de interesse para info.teatrodedanca@apaa.org.br até dia 22 de fevereiro. Os selecionados serão informados por e-mail a partir do dia 25 de fevereiro

 

Ficha Técnica da Companhia:

Intérpretes: Daniella Rocco, Edson Calheiros, Elisângela Ferreira, Elizandro Carneiro, Sandro Borelli, Robson Ferraz, Vanessa Macedo

Ator convidado: Dudu Oliveira

Direção, concepção e criação coreográfica:

Sandro Borelli.

Preparação Corporal:

Valéria de Mattos e Vanessa Macedo

Fotos: Gal Oppido (Trilogia) e André Prado (Carne Santa)

Trilha Sonora: Gustavo Domingues (Trilogia) Sandro Borelli (Carne Santa)

Criação de Luz: André Prado e Sandro Borelli

Concepção Cênica e Figurinos:

Cia. Borelli de Dança

Produção executiva: Dudu Oliveira

 

Teatro Itália, TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura

APAA-Associação Paulista dos Amigos da Arte

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República

E-mail: info.teatrodedanca@apaa.org.br

Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557

Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais/C.C. Visa e Visa-Eletron/Estacionamento R$ 15,00 com manobrista.

Ingressos: R$ 4,00 e meia-entrada.

Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo: a partir das 14h

www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br

 

Logo PinupcópiaINFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Canal Aberto – 11 6914 0770/ 9126 0425 – Márcia Marques

www.canalaberto.com.br

 

Nenhum comentário: