FAOP seleciona artistas para exposições na Galeria de Arte Nello Nuno

Clique aqui para ler o Edital completo
e preencher a ficha de inscrição


A Fundação de Arte de Ouro Preto, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, anunciou a abertura do processo seletivo para a Programação Anual de Exposições da Galeria de Arte Nello Nuno - Edição 2008.

De 25 de fevereiro a 17 de março, artistas de todo o país podem  se inscrever para concorrer nas categorias conservação e restauração, pintura, desenho, escultura, gravura, objeto, cerâmica, tapeçaria, fotografia, vídeo, instalação e outras linguagens plástico-visuais. Serão aceitas propostas de exposições individuais ou coletivas e a primeira mostra acontecerá a partir do dia 17 de abril.


As exposições realizadas na Galeria de Arte Nello Nuno buscam promover e divulgar as mais diversas manifestações nas artes plásticas e visuais, bem como a conservação e restauração de bens culturais, além de contribuir para a formação cultural do cidadão. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de ficha própria, disponível na página da instituição, na Internet, (http://www.faop.mg.gov.br/) ou na sede da FAOP (Rua Alvarenga, 794 - bairro Cabeças, Ouro Preto). Os candidatos devem apresentar um portifólio no formato A4, encadernado, contendo currículo resumido, identificação, formação, histórico das atividades culturais, endereço, e-mail, telefone para contato e o número de obras a serem expostas. É necessário ainda a apresentação de, no mínimo,  5 fotos dos trabalhos, reveladas em papel fosco ou brilhante, com 10x15cm ou maior. As imagens devem estar afixadas ou impressas em folha A4, com descrição técnica, autoria, título da obra, material utilizado, dimensões e ano de execução. Pode-se incluir suportes eletrônicos para enriquecer a proposta.


No caso de instalações, é necessário apresentar uma maquete ou projeto detalhado, com memorial descritivo sucinto sobre a exposição. Nas propostas de exposições coletivas, é preciso indicar um nome que representará o grupo junto à Comissão Coordenadora e a FAOP. Pode-se ainda anexar material gráfico (catálogos e impressos em geral, críticas e reportagens publicadas sobre sua obra) e indicar um responsável pela montagem da mostra (curador).


Os interessados devem apresentar a ficha preenchida e todo material exigido na Casa Bernardo Guimarães, sede administrativa da FAOP, em Ouro Preto, no horário de 9 às 18 horas. As inscrições também podem ser feitas pelo correio, em correspondência registrada com Aviso de Recebimento (AR) para "Fundação de Arte de Ouro Preto/FAOP - Galeria de Arte Nello Nuno - Rua Alvarenga, nº.794 - Bairro Cabeças, Ouro Preto, MG - CEP 35.400-000". Para as propostas postadas, recomenda-se que estas sejam encaminhadas com antecedência, para evitar atrasos na entrega e, conseqüentemente, inviabilizar a participação no concurso.


Não serão aceitas obras originais no ato da inscrição e não poderão concorrer os artistas selecionados na última edição da Programação Anual de Exposições na Galeria de Arte Nello Nuno.


O resultado final será divulgado, a partir do dia 24 de março, no site e nos murais informativos da FAOP, no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais e enviado para a imprensa em geral.


Mais informações podem ser obtidas no site da FAOP, pelo telefone (31) 3551-2014 ou pelo e-mail faop@faop.mg.gov.br.

Nenhum comentário: