Centro Cultural São Paulo e Centro Cultural da Juventude realizam segunda edição do Programa Interfluxo/grátis.

INTERCÂMBIO CULTURAL E DIGITAL

 Dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostram que a população brasileira já ultrapassou a marca dos 187 milhões de habitantes. Destes, somente 36 milhões têm acesso à Internet, a rede mundial de computadores. Um fator que contribuiu significativamente para o crescimento do número de internautas foi à abertura de cibercafés, Lan Houses e Tele-centros,  sobretudo nos grandes centros urbanos. Objetivando alcançar este público as Web Rádios do Centro Cultural São Paulo (CCSP) e Centro Cultural da Juventude (CCJ), vinculadas à Secretaria Municipal de Cultura (SMC), uniram forças num intercâmbio digital. A intenção é criar um fluxo de programação, infra-estrutura, workshops, oficinas de rádio, artistas e divulgação interligando e trocando informações entre o CCSP, o CCJ e seus freqüentadores. Esta iniciativa resultou no programa Interfluxo que terá suas entrevistas gravadas alternadamente nos estúdios das instituições, mas que ficarão disponíveis em ambas Web rádios. Segundo Markito Alonso, programador da Web Rádio do CCSP, Interfluxo é um trocadilho. "O legal é a brincadeira do nome. Esse intercâmbio entre os equipamentos da Secretaria de Cultura", diz o radialista. "O público que vem ao CCSP não freqüenta a zona norte e, assim, ficará sabendo que lá há um espaço cultural com programas e serviços de qualidade", afirma Alonso. Para Leandro Benetti, assessor de comunicação do CCJ, o fato de não haver outras web rádios na SMC faz com que essa parceria seja extensiva aos demais setores. "A idéia é ampliar os contatos com a Secretaria e que outros departamentos nos procurem para apresentar projetos", coloca o assessor. De acordo com Benetti o intuito do Interfluxo é difundir o material independente de jovens produtores. "Nós vamos apresentar grupos que não têm espaço para mostrar seu trabalho. Não vamos competir com o mercado, vamos entrar onde o mercado não entra", atesta. Após o Hip-hop, tema da primeira edição, o Interfluxo traz a música paulistana reunindo Anelis Assumpção, Curumin e Guizado.

Além de shows com os artistas será realizada concomitantemente uma oficina de criação em rádio.

Para esta oficina é necessário fazer inscrição antecipada. Detalhes no release abaixo.

Segunda edição

 

INTERFLUXO - SOM VIRADO À PAULISTA

Mini-festival reúne Anelis Assumpção, Curumin e Guizado para confrontrar afinidades e discrepâncias no dia 21 de junho, no Centro Cultural São Paulo

 

Os rótulos ruíram. A boa e nova música paulistana tem fome de tudo: ritmos brasileiros, caribenhos, africanos e norte-americanos se afunilam em propostas convergentes nos trabalhos de Anelis Assumpção, Curumin e Guizado. O mini-festival Interfluxo - Som Virado à Paulista propõe ao público a apreciação dos três pocket shows gratuitos com intuito de apontar afinidades e discrepâncias entre eles. Os três já se conhecem não é de hoje, convivem em uma mesma coletividade criativa, absorvem as mesmas influências - mas o som de cada um em (quase) nada se parece com o do outro. Nenhum deles se enquadra neste ou naquele rótulo.

Anelis é filha de Itamar e tem no DNA o gene criativo da chamada vanguarda paulistana. É integrante da banda DonaZica (que tem dois discos lançados) e prepara-se para gravar seu debut solo. Sua música exala brasilidade, esbarrando às vezes no samba, e sua prosa descompromissada desliza suavemente por seu timbre de voz encorpado. É uma cantora versátil e compositora que não se avexa em inserir citações do reggae jamaicano ou do rap brasileiro na métrica de seus versos. Tem intimidade com o palco e suas apresentações transbordam carisma.

Curumin acaba de lançar seu segundo disco, "Japan Pop Show". O trabalho é lançado simultaneamente no Brasil (pela gravadora YBrasil) e nos EUA (pelo cultuado selo Quannum, casa de artistas da vanguarda do hip hop norte-americano como Blackalicious, Lateef e Lyrics Born). Sua obsessão é o balanço: tudo que ele canta, toca e compõe pende para o extenso leque de rimos chacoalhantes - sobretudo o soul, o samba-rock, o rap e o reggae. O novo disco expande suas experiências na sonoridade oriental e oferece, inclusive, uma improvável canção cantada em japonês. Multi-instrumentista e cantor, ele agora volta as atenções para bateria (seu instrumento principal) e encosta o cavaquinho - a mola propulsora dos shows de seu primeiro disco, "Achados e Perdidos".

Guizado é capitaneado pelo trumpetista Gui Mendonça. A banda conta ainda com o próprio Curumin na bateria e dois integrantes do grupo cearense Cidadão Instigado: Ryan Batista (baixo) e Régis Damasceno (guitarra). O projeto alcança regiões espinhosas e fascinantes pelas mãos de Gui, que mescla surpreendentemente as criações do quarteto com batidas digitais. O experimentalismo parece se desenvolver em torno de algumas referências do jazz, mas nunca - jamais! - soa pretensioso ou desgovernado. O disco de estréia, "Punx", está para sair em pequena tiragem e tem vocação para virar objeto de culto.

O Interfluxo - Som Virado à Paulista tem curadoria do site Radiola Urbana (www.radiolaurbana.com.br) e é uma parceria entre o Centro Cultural São Paulo e o Centro Cultural da Juventude. Além do mini-festival gratuito, o projeto envolve entrevistas com os três artistas a serem veiculadas nas web-rádios do CCJ, do CCSP e da RU.

 

Será realizado também uma Oficina voltada para criação, desenvolvimento e discussão de  conteúdos para programas de Web Radio, levando-se em conta: roteiro, direção e produção. Serão tratados assuntos como segmentação, novas tecnologias e linguagens na Internet e formatação de projetos.

 

As inscrições podem ser feitas na Web Radio CCSP de 2 de junho a 14 de junho, de segunda a sexta das 14h às 18h na Web Radio CCSP.


Período da oficina: 21 e 22 de junho das 14h às 18h.

 

Interfluxo - Som Virado à Paulista

Sábado, 21 de junho, às 19h

Centro Cultural São Paulo

R. Vergueiro, 1000, Paraíso

Informações: 3383-3402

Grátis

 

 

.. 

Nenhum comentário: