Resultado da XXVI Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul

Resultado da XXVI Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul

O ministro da Cultura interino, Juca Ferreira, recebeu do secretário Nacional de Cultura da Argentina, José Num, a Presidência Pro-Tempore do Mercosul Cultural. Foi um ato simbólico realizado nesta quinta-feira, dia 12 de junho, em Buenos Aires, por ocasião do encerramento da XXVI Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul.

"Ao assumir as funções, o Ministério da Cultura brasileiro é convocado a refletir sobre essa parceria continental e agregar mais alguns tijolos a nossa construção coletiva", enfatizou Juca Ferreira. "Vejo que os acordos e pactuações feitos aqui pelos nossos governos são aos poucos absorvidos pela dinâmica interna de nossos países e orientam expectativas comuns de desenvolvimento regional, fazendo com que medidas multilaterais impactem o cotidiano de nossas populações."

O ministro da Cultura interino ressaltou, ainda, a construção da Televisão Pública e do espaço de audiência comum como algo vital para a integração dos países do bloco. "Vejo a produção de conteúdos do Mercosul como questão decisiva para que afirmemos a autonomia de nossos territórios. O espaço virtual desses veículos de comunicação é o dispositivo que materializa o ambiente sul-americano, mas isso só ocorrerá se nos associarmos cooperativamente para reinventar diariamente nossa cultura comum. Creio que o que foi feito até aqui, através do DOC TV, nos aponta caminhos para seguirmos nessa direção."


Reunião de Ministros da Cultura

No encontro, foram destaques a assinatura da Declaração de Integração Cultural do Mercosul; a criação do Comitê das Artes do Mercosul (ArteSul); a aprovação da proposta do Site do Mercosul Cultural; e a previsão de realização do encontro Sulamericano de Culturas Populares, em Caracas, a ser coordenado pela Venezuela e Brasil; e o encontro dos Povos Guaranis.

O diretor de Relações Internacionais do MinC, Marcelo Coutinho, afirmou que a reunião dos Ministros da Cultura marcou um novo momento no Mercosul Cultural. "Passamos para uma etapa de institucionalização, com a proposta brasileira de criação de uma Secretaria Técnica Permanente, além da implantação de projetos de integração cultural, tais como o Selo Cultural e os Itinerários Culturais."

Presidência Pro-Tempore - exercida por rotação dos Estados Partes, e em ordem alfabética, por períodos de seis meses. Dentre outras funções, cabe ao país que ocupa a Presidência Pro-Tempore determinar, em coordenação com as demais delegações, a agenda dos encontros e organizar as Reuniões dos órgãos do Mercosul.


Cultura e Educação

No dia 13 de junho, o ministro interino Juca Ferreira proferiu palestra no painel Identidades e Integração no IV Fórum de Educação do Mercosul, realizado no Ministério de Educação da Argentina, e que promoveu o início do diálogo entre Cultura e Educação no âmbito do Mercosul Cultural.

Durante o Fórum - que foi uma oportunidade para identificar e refletir sobre os desafios atuais da região e propor medidas para reforçar a cidadania -, foram apresentadas ações desenvolvidas por países do bloco e experiências bem-sucedidas.
 
Fonte: Ministério da Cultura - Marcelo Lucena

Nenhum comentário: