Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco oferece cursos gratuitos de Cinema [PE]

Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco oferece cursos gratuitos de Cinema [PE]

Maquiagem Protésica para Cinema e Curso de Efeitos Especiais para Cinema, Teatro e Televisão

1) Maquiagem Protésica para Cinema, com o espanhol Alberto Horta Lopez

de 28 de julho (seg) a 3 de agosto (dom) de 2008, de segunda à sexta-feira das 19h às 22h, e no sábado e domingo (nestes dois dias, horário a definir)

- Alberto Horta Lopez trabalhou em empresas como Reyes Abades Efectos Especiales S.A e Ddt fx Efectos Especiales S.L. ( Barcelona 2005), esta última responsável pela
maquiagem no filme O LABIRINTO DO FAUNO, que levou o Oscar da categoria em 2007

- Para concorrer a uma das 20 vagas gratuitas, o candidato deve encaminhar através do e-mail: cinema@fundaj.gov.br, Carta de Intenção e Curriculum Vitae até o dia 24 de julho de 2008 (quinta-feira). No e-mail é importante conter o nome completo e endereço do pretendente ao curso. A Fundação Joaquim Nabuco encaminhará e-mail comunicando o resultado da seleção a todos os inscritos.

- As aulas dividem-se em duas partes: teórica (com apostila e material audiovisual apresentado em DVD) e prática (onde os alunos executarão trabalhos de construção e aplicação de maquiagem).

- As aulas acontecem na sala "D" do edifício Ulisses Pernambucano, da Fundação Joaquim Nabuco, situada à rua Henrique Dias n.° 609 – Derby, Recife - PE.

- Abaixo detalhes do programa do curso Maquiagem Protésica para Cinema

1ª Parte: Introdução Teórica

- História da Maquiagem de Cinema

- Introdução ao Mundo dos Materiais

- Resumo das diversas categorias que englobam o campo dos efeitos especiais de maquiagem

2ª Parte: Workshop

- Confecção de um negativo de cabeça (lifecasting)

- Positivado do negativo com gesso dental

- Modelado de Próteses tanto realista como de

- Preparação dos positivos para a fase de negativo

- Positivado das próteses modeladas com materiais flexíveis escolhidos e explicação das técnicas, tempos e fases que cada material requer

- Aplicação das próteses



2) Curso de Efeitos Especiais para Cinema, Teatro e Televisão, com o brasileiro naturalizado espanhol Ricardo Spencer Hartmamn

de 4 (seg) a 9 (sábado) de agosto de 2008, das 19h às 22h entre segunda e sexta-feira e por cinco horas (a definir) no sábado dia 9.

- As aulas dividem-se em duas partes: teórica (com apostila e material audiovisual apresentado em DVD) e prática (onde os alunos executarão trabalhos de construção e aplicação de efeitos).

- Ricardo Spencer Hartmamn mora em Vigo, na Espanha, desde 1996. Jornalista (título homologado pelo Ministério da Educação da Espanha), técnico em efeitos especiais,
professor da Escola de Imagen y Sonido de Vigo (cursos de produção de espetáculos, representações e caracterização), professor na Facultad de Publicidad de Pontevedra, gerente da empresa SFX, produtora de efeitos especiais e audiovisuais. No Brasil, trabalhou nos longas Baile Perfumado e Corisco e Dadá, na Espanha, em Lunes Al Sol, com Javier Barden, lançado no Brasil com o título Segunda-Feira ao Sol.

- Para concorrer a uma das 20 vagas gratuitas, o candidato deve encaminhar através do e-mail: cinema@fundaj.gov.br, Carta de Intenção e Curriculum Vitae até o dia 6 de agosto de 2008 (quarta-feira). No e-mail é importante conter o nome completo e endereço do pretendente ao curso. A Fundação Joaquim Nabuco encaminhará e-mail comunicando o resultado da seleção a todos os inscritos.

- As aulas terão como espaço a sala "D" do edifício Ulisses Pernambucano, da Fundação Joaquim Nabuco, situada à rua Henrique Dias n.° 609 – Derby, Recife - PE.

- Abaixo detalhes do programa do curso Efeitos Especiais para Cinema, Teatro e Televisão

Introdução aos efeitos especiaisA história dos efeitos especiaisOs efeitos digitaisEfeitos especiais físicos (o circuito elétrico)PirotecniaEfeitos especiais de maquiagem (feridas, violência e caracterizações)O Roteiro e os efeitos especiaisAnálise de cenas de filmes e roteiros O produtor e os efeitosEfeitos de disparos (armas e muniçoes)Fabricação de moldes e partes do corpoModelados para prótesesEfeitos mecânicos (sistema de cabos)Construção de maquetesIntegração de efeitosMaquiagem para cinema e tvMaquiagem com próteses
 
Fonte Duo/Itea

Nenhum comentário: