MIS LANÇA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

 


MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE SÃO PAULO ABRE PRIMEIRO PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS DE SEU LABORATÓRIO DE NOVAS MIDIAS

 

Aberto para propostas de profissionais de todo o Brasil, o programa terá inscrições abertas até 17 de outubro e contemplará três projetos para 2009. Resultado do processo seletivo será anunciado em novembro de 2008.

 

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), órgão da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, abre seu primeiro Programa de Residências Artísticas LabMIS (laboratório de novas mídias do MIS).  Sua realização atende ao reposicionamento conceitual adotado pela atual direção do MIS, com o objetivo de atender às demandas das artes do século 21. Concebido pelas atuais diretorias executiva e adjunta do MIS, o programa é  inspirado na tendência mundial de fomentar o desenvolvimento artístico no campo das novas tecnologias e busca incentivar as trocas entre artistas, críticos, pesquisadores e curadores de diferentes localidades e áreas de atuação.

 

Anualmente, o Programa de Residências LabMIS selecionará três projetos artísticos, que deverão ser realizados individualmente ou em grupo. O foco são as áreas de fotografia digital, vídeo digital, cinema digital, áudio arte, web art, games, computação gráfica, design de interfaces e computação, comunidades digitais e software colaborativo (mais informações no website www.mis-sp.org.br).

 

Poderão participar da seleção artistas profissionais maiores de 18 anos, estabelecidos no território brasileiro por um período mínimo de cinco anos. Somente serão consideradas propostas inéditas e exclusivas para desenvolvimento no LabMIS. O período de inscrições será encerrado dia 17 de outubro (sexta-feira).

 

A seleção ficará a cargo de um júri composto por profissionais renomados, além de membros da direção do MIS e da Secretaria de Estado da Cultura. A avaliação levará em conta a prática artística dos proponentes; a qualidade artística e poética do projeto; seu ineditismo e coerência conceitual; a viabilidade do cronograma proposto; a viabilidade financeira; a clareza do memorial descritivo e do desenvolvimento da proposta. O resultado do processo seletivo será anunciado dia 24 de novembro (segunda-feira) no website da instituição. Os autores das propostas escolhidas serão contatados pela organização do programa.

 

Cada projeto deverá ser desenvolvido em um período máximo de três meses. Os autores dos projetos contemplados terão acesso livre à infra-estrutura tecnológica do LABMIS, além de contar com o suporte da sua equipe de orientadores e técnicos especializados. Também contarão com uma bolsa-residência, no valor mensal de R$ 1.500,00 e, caso venham de outros Estados, com 1 (uma) passagem aérea (ida e volta) e auxílio para hospedagem na capital paulista por 90 dias. Já após a conclusão dos projetos, terão direito a um texto crítico sobre suas obras (a ser escrito por um profissional designado pelo MIS); à realização de uma mesa redonda; e à exibição do trabalho na mostra coletiva de resultados (que contará ainda com uma publicação específica).

 

Como contrapartida, a direção do MIS poderá exercer a opção de obter (em consenso com o artista residente) a cessão definitiva dos direitos patrimoniais de autor, por meio de compra da obra finalizada. Os artistas participantes, por sua vez, deverão creditar o MIS sempre que a obra produzida com apoio deste Programa de Residências estiver em exposição ou difusão; liberar os direitos de imagem para fins educativos e de difusão; e, por um período de três anos, deverão emprestar gratuitamente tais obras para os equipamentos da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

LAB MIS

Centro de intersecção entre arte, ciência, sociedade e tecnologia, o LabMIS é o primeiro laboratório de novas mídias instalado em um museu público brasileiro. Fundado em 9 de agosto de 2008, foi concebido pela atual Diretoria da instituição, com base na consultoria de um corpo de artistas de ponta, críticos e pensadores. Está instalado no 2º pavimento do MIS, em uma área dividida em sala de workshop, estúdio de som, oficina de interfaces, sala de edição de áudio e vídeo, um lounge (com acesso gratuito à internet sem fio) e auditório (70 lugares). Atualmente, é coordenado pela artista e pesquisadora Gisela Domschke.

 

Seu espaço é voltado para experimentação, pesquisa e produção artísticas. Além da realização de residências artísticas, contará com um programa de comissionamento artístico; realizará cursos, palestras e workshops para os mais diversos públicos. Exclusivamente em 2008, a direção da instituição convidou dois artistas para desenvolver seus projetos de residência no LABMIS: o baiano Caetano Dias e o pernambucano Paulo Meira.

 

O MIS

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo foi fundado em 29 de maio de 1970, por meio do decreto-lei 247. Vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado e São Paulo, a partir de 2006 configura-se como uma Organização Social da Cultura. Desde novembro de 2007, está sob administração do Paço das Artes Organização Social de Cultura, com direção executiva de Daniela Bousso, gestora cultural e curadora.

Centro de efervescência cultural, o MIS sediou o surgimento de eventos como a Mostra do Audiovisual Paulista, o Festival Internacional de Curtas e o Festival de Vídeo Brasil (atual Videobrasil), e retorna modernizado ao cenário cultural da cidade. Além de resgatar atrações tradicionais, seus espaços físico e virtual passam a ter eventos interligados. Para tanto, o website será convertido em espaço de criação de novas linguagens, plataforma de programação e discussão virtual. O MIS será o primeiro museu do Brasil a ter um laboratório de novas mídias, o LabMIS, um espaço de intersecção entre as artes, a sociedade, a ciência e a tecnologia, voltado para fomento, experimentação e produção artísticas.

Fruto de produções da própria casa e de doações, seu acervo conta com mais de 300 mil ítens, entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, discos de vinil, e registros sonoros diversos. Entre os destaques do acervo, estão depoimentos em vídeo de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Sergio Buarque de Holanda, Tom Jobim, Nelson Pereira dos Santos, Piolim e Camargo Guarnieri; os registros em áudio Memória Vera Cruz, Memória do Rádio; a coleção de cinema Super 8 (de Abrão Berman); arquivos fotográficos Memória Paulo Emílio Salles Gomes, Revolução de 32; além de produções do festival de Vídeo Brasil.

Para a criação do MIS, em 1967 foi formada uma comissão integrada por Ricardo Cravo Albin, Francisco Luiz de Almeida Salles, Paulo Emílio Salles Gomes, Avelino Ginjo, Maurício Loureiro Gama e Rudá de Andrade. A sede atual da instituição, situada na Avenida Europa (no bairro do Jardim Europa), foi inaugurada em 1975.  Nas gestões anteriores, a direção esteve a cargo de profissionais de diversas áreas das artes e da cultura brasileira, como a fotografia, o cinema e as artes visuais. Em ordem cronológica: Rudá de Andrade (1970-1981), Boris Kossoy (1981-1983), Ivan Negro Isola (1983-1987), Guilherme Lisboa (1987-1988), André Boccato (1988-1989), Ricardo Ohtake (1989-1991), Newton Mesquita (1991-1993), Amir Labaki (1993-1995/2003-2005), Marcos Santilli (1995-2003) e Graça Seligman (2005-2007). 

LabMIS (Laboratório de Novas Mídias do Museu da Imagem e do Som de São Paulo)

Endereço: Avenida Europa, 158. Jardim Europa. São Paulo. 2º Andar.

Tel.: 11- 2117-4777

Horários de funcionamento: terças e quintas, das 10:00 às 18:00; quartas, sextas e sábados, das 14:00 às 22:00; domingos, das 15:00 às 19:00.

O MIS conta com acesso e elevador para cadeirantes e ar condicionado.

 

 

Nenhum comentário: