Paço das Artes divulga selecionados da Temporada de Projetos 2009

 

PAÇO DAS ARTES DIVULGA SELECIONADOS

DA TEMPORADA DE PROJETOS 2009

 

 

Sexta edição do programa de incentivo à produção artística adquire caráter anual e passa a premiar em dinheiro os autores das propostas contempladas;

10 projetos foram selecionados entre mais de 300 inscritos

 

 

O Paço das Artes encerrou o processo de seleção dos trabalhos para a Temporada de Projetos 2009, programa pioneiro de incentivo e divulgação da produção atual de arte contemporânea. Do total de 323 inscritos de todo o país, foram selecionados nove projetos artísticos e um de curadoria, assinada em dupla.

 

Oito trabalhos são de São Paulo (Grupo Hóspede, Laerte Ramos, Luciana Ohira e Sérgio Bonilha, Regina Parra, Cláudio Matsuno, Maurício Ianês, PINO, além da curadoria de Luiza Proença e Roberto Winter); um do Rio de Janeiro (Michel Groisman), e outro de Recife (Cristiano Lenhardt). Todos serão expostos na instituição durante 2009. (veja a lista completa abaixo).

Nesta sexta edição, o programa passa de bienal para anual e premia em dinheiro os autores das propostas contempladas.

 

Foram escolhidos projetos de pintura, desenho, escultura, instalação, fotografia, vídeoarte, vídeoinstalação, performance, multimídia e novas mídias (eletrônicas e digitais); além da proposta de curadoria.

 

O processo de seleção passou por um comissão composta de sete jurados: do Paço das Artes, a diretora executiva Daniela Bousso, a diretora técnica Priscila Arantes, e o gerente do núcleo de projetos Fernando Oliva. Além de Tadeu Chiarelli, curador e docente do departamento de artes plástica da ECA-USP; Paula Braga, pesquisadora e editora, Paula Alzugaray, curadora independente e crítica de arte, e Marcio Harum, curador independente.

 

Os artistas contemplados receberão o Prêmio de Participação para Exposição, no valor de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais). Os autores do projeto de curadoria receberão o Prêmio de Participação para Curadoria, cujo valor é de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais). Os selecionados que residem em outros Estados do país terão direito a um par de passagens aéreas para São Paulo (ida e volta), hospedagem, traslados e ajuda de custo. 

 

Retrospectiva da Temporada

Criada há mais de 10 anos pela direção do Paço das Artes, a Temporada de Projetos se tornou um celeiro de artistas, críticos e curadores. Ao participarem dessa ação, os artistas têm a oportunidade de serem avaliados por crítica, público e classe artística. Desde seu surgimento, já recebeu cerca de 2.400 portfólios, lançou no mercado 90 artistas e 10 curadores, e contabilizou cinqüenta exposições. Os Estados com maior número de contribuições, nesses onze anos, foram São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Sul.


Entre os nomes de artistas que despontaram nesta trajetória estão Gisela Motta, Leandro Lima, Lia Chaia, Daniela Kutschat, Rejane Cantoni, Ricardo Carioba, Raquel Kogan, Cine Falcatrua, Ana Holck, Marcellvs L., Débora Bolsoni. No campo da curadoria, destacaram-se Christine Mello, Kiki Mazzucchelli e Érika Fraenkel. Sua realização também contribuiu para o fortalecimento da jovem critica, com contribuições de Fernando Oliva, Cauê Alves, Paula Alzugaray Van Steen, Juliana Monachesi, José Augusto Ribeiro, Daniela Maura, Guy Amado, Fernanda Albuquerque e Daniela Castro.

 

Paço das Artes

O Paço das Artes, órgão da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, foi criado em 1970 e atualmente é administrado pela Associação dos Amigos do Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, Organização Social de Cultura. Centro cultural multidisciplinar, abrange todos os segmentos das artes visuais (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, vídeo, arte tecnológica, design e multimídia), num esforço de estimular a exibição e a reflexão sobre a arte contemporânea nacional e internacional.

 

Atualmente conta com a direção executiva da curadora e crítica de arte Daniela Bousso, direção técnica da pesquisadora Priscila Arantes e direção administrativa do engenheiro Selim Harari. A gerência do núcleo de projetos do Paço das Artes está a cargo do curador Fernando Oliva.

 

SELECIONADOS

Temporada de Projetos 2009Edição 2008/2009

Paço das Artes

 

Projetos Individuais

 

Recife

(PE)

 

 

 Cristiano Lenhardt

 

 

"Diamante"

 

 

Rio de

Janeiro

(RJ)

 

 

 Michel Groisman

 

 

"Vitrais de Coração"

 

 

São Paulo

(SP)

 

 Grupo Hóspede (São Paulo)

 

 Laerte Ramos

 Luciana Ohira e Sérgio Bonilha

 Regina Parra

 Cláudio Matsuno

 Maurício Ianês

 PINO

 

"Plano de Reconversão de Logradouros Culturais – Pineapple Luxury Complex"

"re.van.che"

" Horizonte discreto"

" Mise-em-scéne"

"Rakugaki"

"Minha língua é a pena de um hábil"

 Sem título

 

 

Curadoria

 

São Paulo

(SP)

 

 

 Luiza Proença e Roberto Winter

 

"Temporada de Projetos na Temporada de Projetos"

 

SERVIÇO

Temporada de Projetos – Paço das Artes 2009

2 a 29 de março:

Individuais -  Regina Parra / Cláudio Matsuno / Luciana Ohira e Sergio Bonilha

13/04 a 22/06:

Individuais: Laerte Ramos / Cristiano Lenhardt

13/07 a 13/09:

Individuais: Mauricio Ianês / Michel Groisman

5/10 a 6/12:

Individuais: Grupo Hóspede / Pino

5/10 a 6/12:

Curadoria "Temporada na Temporada" sob curadoria de Luiza Proença e Roberto Winter

 

De terça a sexta das 11h30 às 19h; sábados, domingos e feriados das 12h30 às 17h30

Entrada franca

 

Paço das Artes

Av. da Universidade, nº 1. Cidade Universitária.

Telefone para informações: (11) 3814-4832

Site: www.pacodasartes.org.br

 

Informações para a imprensa:
Conteúdo Comunicação
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com

Jessica Orlandi: jessica.orlandi@conteudonet.com

Tel.: (11) 3093-7800

www.conteudocomunicacao.com.br

 

Nenhum comentário: