5ª Bienal VentoSul reúne artistas dos cinco continentes

5ª Bienal VentoSul reúne artistas dos cinco continentes

Com o título Água Grande: Os Mapas Alterados, mostra de arte contemporânea reunirá mais de 100 nomes de 30 países em Curitiba

 

A 5ª Bienal Latino-Americana de Artes Visuais – VentoSul  movimentará  o cenário das artes visuais de todo o País. O evento será realizado em Curitiba entre os dias 8 de agosto e 11 de outubro e segue para outros estados brasileiros e países da América Latina.

Com o título Água Grande: Os Mapas Alterados, a Bienal discutirá sobre arte contemporânea e apresentará obras de artistas de 30 países dos cinco continentes com a participação de mais de 100 convidados. Além das exposições, serão realizadas intervenções urbanas, programações educacionais, mostra de vídeos, ações performáticas, encontros com críticos de arte, palestras e mesas-redondas de artistas. Toda a programação é gratuita.

A curadoria geral está sob a responsabilidade dos críticos Ticio Escobar e Leonor Amarante. Sobre a escolha do tema, explica Escobar: "Em Curitiba nasce o Rio Iguaçu, que atravessa o Estado e chega à tríplice fronteira. Além de representar a integração dos países, o ciclo mostra a importância da água no nosso dia a dia. Ela é um assunto estratégico não só nas questões ambientais, mas também na política e na economia". Vale lembrar que "Iguaçu" em Guarani significa "Água Grande" e "Mapas Alterados" remete às inúmeras modificações geográficas que o mundo vem sofrendo.

Para a curadora Leonor Amarante, a Bienal contribui na formação artística de estudantes e do público em geral. "Além de impressionar pelo número de obras e países envolvidos, a 5ª Bienal VentoSul chama a atenção por reunir nomes de destaque internacional com artistas emergentes. Isso possibilitará um intercâmbio muito positivo", afirma.

A Bienal conta ainda com o apoio do Conselho Curatorial, formado pelo espanhol Fernando Castro Flórez e Tereza de Arruda, e um Conselho Consultivo formado por Adriana Almada, Ivo Mesquita, Fernando Cocchiarale, Simone Landal, Fabio Magalhães, Justo Pastor Mellado, Andrea Giunta, Osvaldo Salerno e Berta Sichel.

 

Bienal em Curitiba

Na capital paranaense, os artistas selecionados ocuparão o Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (MUSA), Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Memorial de Curitiba, Centro de Criatividade, Solar do Barão, Museu da Gravura, Museu da Fotografia, Museu do Cartaz, Museu Alfredo Andersen. Também estão previstas obras e interferências artísticas na Casa Erbo Stenzel, Praça Osório, Parque Barigui, Praça da Espanha, Jardim Botânico, Ópera de Arame, Passeio Público, Terminal de Ônibus Pinheirinho, Praça Tiradentes e em outros locais da cidade.

Após a realização da Bienal em Curitiba, obras e eventos selecionados também serão apresentados em Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Assunção (Paraguai) e Buenos Aires (Argentina). 

O evento é uma promoção do Instituto Paranaense de Arte em conjunto com a Fundação Cultural de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras, Eletrobrás, Destro MacroAtacado e Correios.

Mais informações no site oficial do evento www.bienalventosul.com.br

 

 

 

 

Instituto Paranaense de Arte

Assessoria de Imprensa

Literal Link Comunicação Integrada

Viviane Busato / Rachel Belle / Aldo Ribeiro

MTB 7459-PR / 7843-PR / 2184-PR

41. 3015 2222 / 9932 9213/ 9178 1845

viviane@literallink.com.br, rachel@literallink.com.br

www.literallink.com.br

 

Nenhum comentário: