Novos editais Mais Cultura

Novos editais Mais Cultura


Serão selecionados 150 Cines Mais Cultura e projetos para a modernização de 100 bibliotecas públicas municipais

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, lança na próxima segunda-feira, dia 24 de agosto, em Canoas, no Rio Grande do Sul, dois editais nacionais para seleção de 150 Cines Mais Cultura e modernização de 100 bibliotecas públicas municipais. Ambos são direcionados a municípios de até 20 mil habitantes. O evento acontecerá às 15h, no ginásio municipal do CAIC, no bairro Guajuviras, em Canoas. Participam do evento a secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC) e coordenadora executiva do Programa  Mais Cultura, Silvana Meireles, o diretor geral de Livro, Leitura e Literatura do MinC, Fabiano dos Santos Piuba, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge e o secretário de Cultura de Canoas, Jefferson Assumção.

Na ocasião, 106 municípios gaúchos formalizarão a adesão ao Mais Cultura, Programa que integra a Agenda Social do Governo Federal e marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica e importante vetor para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do país. O Mais Cultura tem como principal objetivo promover o acesso da população, especialmente jovens da classe C, D e E, aos bens e serviços culturais.

Modernização de bibliotecas – Ação de estímulo à leitura, as bibliotecas modernizadas recebem kit com mil livros, mobiliários, almofadas, pufes, tapetes e telecentro digital com 11 computadores conectados à internet em alta velocidade (banda larga). O objetivo do Programa Mais Cultura é zerar o número de municípios sem esse equipamento em todo o Brasil. Em 2008, o Mais Cultura investiu R$ 24,3 milhões para a modernização de bibliotecas públicas em 444 municípios brasileiros. Os municípios interessados em participar do edital deverão encaminhar propostas de 25 de agosto a 24 de outubro, para Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas / Fundação Biblioteca Nacional (Rua da Imprensa, 16 – Sala 1102 – Palácio Gustavo Capanema – Centro. CEP 22030-120 – Rio de Janeiro/RJ).

Cine Mais Cultura – Tem o objetivo de promover o acesso da população a obras audiovisuais e apoiar a difusão da produção audiovisual brasileira por meio da exibição não comercial de filmes. Esse é o segundo edital nacional lançado este ano para seleção de Cines Mais Cultura. O primeiro teve 602 propostas inscritas, de todos os estados brasileiros, e 100 projetos selecionados e divulgados em maio deste ano. A Região Nordeste teve o maior número de premiados, com 46% do total, seguida pela Região Sudeste com 36%, Sul com 11%, Norte com 5% e Centro-Oeste com 2%.

A inscrição ao edital é gratuita e poderá ser efetuada de 24 de agosto a 24 de outubro. As propostas deverão ser encaminhadas ao Centro Técnico do Audiovisual (Avenida Brasil, 2482 – Benfica – Rio de Janeiro/RJ – CEP 20930-040). O edital e anexos estarão disponíveis nos sites do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) e do Programa Mais Cultura (mais.cultura.gov.br).

Além de equipamentos e capacitação, os Cines recebem filmes e vídeos do catálogo da Programadora Brasil, que reúne hoje um acervo de 330 obras nacionais, organizados em 103 programas (DVDs). São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros.

Mais informações no site mais.cultura.gov.br.

http://www.cultura.gov.br/site/2009/08/21/novos-editais-mais-cultura/
 
Fonte Ministério da Cultura - Duo

Nenhum comentário: