Carlos Walker retorna ao disco com "Fio da Canção"

 
 

Carlos Walker retorna ao disco com Fio da Canção

O cantor e compositor Carlos Walker retorna ao disco com o CD "Fio da Canção".Este é o terceiro disco solo da carreira, e o primeiro só de inéditas, compostas em parceria com engenheiro Lúcio Gregori, que aos 72 anos se descobre como compositor.

O LP de estréia foi "A Frauta de Pã" (Frauta, com "r" mesmo), de 1975, considerado uma preciosa raridade no mercado dos colecionadores. Após a A Frauta de Pã, Walker gravou o elogiado "Onda", tributo ao 60º aniversário de Tom Jobim, já relançado em CD pela gravadora Eldorado.

O novo trabalho traz arranjos do maestro e pianista Laércio de Freitas, e participações de músicos da Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp) e da cantora Ná Ozzetti na faixa 'Valsa da onda que volta'."A proposta do CD é desenvolver o meu lado autoral, pois os discos anteriores destacaram mais o intérprete de outros compositores", informa Walker, que tem no currículo parcerias com João Gilberto ('Regata'), Aldir Blanc ('Estrada da intemperança') e Hermeto Paschoal ('Desencontro certo', entre outras). Apontado pela crítica especializada na década de 70 como uma das vozes mais promissoras de sua geração, Walker destaca que "Fio da Canção" dá um original olhar sobre a Bossa Nova, pois em 2008 durante as comemorações do cinquentenário do movimento musical percebeu que todo mundo só gravou remakes de antigos compositores. "Eu e o Lúcio decidimos, então, recriar, por meio do uso de elementos retrô-chiques da própria estética bossanovista", relata.

O artista começou aos 14 anos, quando encantou o júri formado por Alaíde Costa, Johnny Alf e músicos do Zimbo Trio, e venceu o Festival da Moderna Música Popular, em Santos. Teve o aval de artistas como Elis Regina, Antonio Carlos (da dupla com Jocafi) e de sua esposa na época, a cantora Maria Creuza, que o levaram até a gravadora RCA, por onde lançou em 1974 o primeiro disco, um compacto simples com o acalanto-ecológico 'Alfazema' (incluída na trilha sonora da novela O Espigão). Ainda nos anos 70 esteve presente nas trilhas nacionais de Escalada ("Beatrice") e Gabriela ("Adeus", de Dorival Caymmi), todas da Rede Globo.

Walker, que também é astrólogo e publicou livros sobre o assunto, já tocou e gravou com Egberto Gismonti, Piry Reis, Yuri Poppof, Romero Lubambo, Hélio Delmiro, Gilson Peranzetta entre muitos outros. Em 2005, apresentou o show 'Retrato em branco e preto', ao lado da cantora Alaíde Costa. Também canta na abertura feita por Marcello Dantas no vídeo premiado sobre a poeta Ana Cristina Cesar. Blog do CD: www.blig.ig.com.br/afrozen / www.myspace.com/carloswalker2009

Informações para a imprensa 

Sonia Kessar - Assessoria de Imprensa

11 anos divulgando arte e cultura 

((11) 8143-2271 / 8395-2469

imprensa@soniakessar.com.br 

kessar@terra.com.br 

www.soniakessar.com.br

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: