Estudo para UMA DANÇA é apresentado em SP e MG

 

Companhia de dança Nósláemcasa celebra seis anos de existência com temporada nacional
Projeto prevê, além de apresentações do espetáculo "Estudo para UMA DANÇA", oficinas, debates e mostra fotográfica

     Poucas companhias de dança no Brasil tem oportunidade de apresentar com freqüência um mesmo espetáculo. Geralmente os grupos trabalham por meses em uma obra, mas apresentam-na ao público poucas vezes. Não é o caso da Cia Nósláemcasa que volta à cena, e à estrada, com o espetáculo "Estudo para UMA DANÇA", após a temporada de 2009 na qual o espetáculo foi apresentado em doze cidades, em três diferentes estados brasileiros.
     Concebido e interpretado pela bailarina Patrícia Werneck e pelo músico e compositor Celso Nascimento, "Estudo para UMA DANÇA" estreou em 2008 e agora, por meio do Prêmio Funarte de Dança Klauss Viana 2009, o espetáculo será apresentado em onze cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.
     A temporada começa em Uberlândia, no dia 6 de março, às 20h30, no Palco de Arte. O objetivo da dupla é estreitar o vínculo criativo com as companhias de dança das cidades que receberão o espetáculo. Para isso, além da apresentação, serão realizadas uma oficina de criação, uma mostra de fotografias da trajetória da Cia. Nósláemcasa e debates com a platéia.
 
Um espetáculo improvisado – relações possíveis entre a música e a dança

     "Estudo para UMA DANÇA" é um espetáculo que se renova a cada apresentação. Embora os artistas tenham uma partitura tanto musical quanto corporal – pelo fato da música ser executada ao vivo – é na hora da apresentação que o músico e a bailarina se descobrem, se surpreendem e criam algo realmente novo no tempo presente.
      A capacidade de improvisar na música e na dança, e de estarem permeáveis aos estímulos um do outro, foi amadurecida pela Companhia por meio do treinamento em Tai Chi Pai Lin. Esta pesquisa, que completa 6 anos, foi iniciada com o solo de Patrícia Werneck "Uma dança", e desenvolvida nos espetáculos "Valsa Crua" e "CINCO".
 
OFICINA MUSICALIDADE CORPORAL
 
    O trabalho consiste em aulas práticas que visam preparar o corpo e ampliar sua percepção, enfocando as possibilidades de conexões entre o movimento sonoro e o movimento dançado, e a prática de percussão associada ao trabalho corporal no ato de tocar.
 
Orientação das Oficinas: Patrícia Werneck e Celso Nascimento

Para mais informações acesse o blog www.cianoslaemcasa.blogspot.com

 
FICHA TÉCNICA "Estudo para UMA DANÇA"
 
Sinopse: espetáculo de dança contemporânea com música executada ao vivo. "Estudo para UMA DANÇA" sintetiza a pesquisa de seis anos da Cia. Nósláemcasa nas possibilidades de diálogo entre música e dança no momento da performance.

Concepção, criação e interpretação: Patrícia Werneck e Celso Nascimento

Trilha sonora original e executada ao vivo: Celso Nascimento

Concepção de Luz: Patrícia Werneck

Exposição Fotográfica: Silvia Machado

Realização: Cia Nósláemcasa e Cooperativa Paulista de Teatro

 


CIDADES QUE RECEBERÃO O PROJETO:

(Para mais informações a respeito da apresentação, das oficinas, e da mostra fotográfica acesse o blog www.cianoslaemcasa.blogspot.com)


UBERLÂNDIA/MG

06/03  - apresentação do espetáculo  "Estudo para UMA DANÇA" no Palco de Arte

RIBEIRÃO PRETO/SP

13/03 – apresentação do espetáculo  "Estudo para UMA DANÇA" no Studio de Dança Luciana Junqueira

NOVA LIMA/MG

19/03 - apresentação do espetáculo  "Estudo para UMA DANÇA" no Espaço Cultural QUIK

IPATINGA/MG

20/3 - apresentação do espetáculo  "Estudo para UMA DANÇA"  no ESPAÇO HIBRIDUS

DIAMANTINA /MG

27/03 – apresentação do espetáculo  "Estudo para UMA DANÇA" no Palco São Vicente

SÃO CARLOS/SP

9/04- apresentação do espetáculo  "Estudo para UMA DANÇA"  no SESC São Carlos

BATATAIS/SP

17/04 – apresentação do espetáculo  "Estudo para UMA DANÇA" no Teatro Municipal Fausto Belini Degani  

 PIRACICABA /SP

 22/04 – apresentação do espetáculo  "Estudo para UMA DANÇA" no Teatro Municipal Dr Losso Netto

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

24/4 - apresentação do espetáculo  "Estudo para UMA DANÇA" na Academia Corpus


JAÚ/SP -  

08 /05 - apresentação do espetáculo  "Estudo para UMA DANÇA"  no Teatro Municipal Elza Munerato

UBATUBA /SP
dia 15/05  - apresentação do espetáculo  "Estudo para UMA DANÇA"  no espaço cênico da FUNDART



Histórico da CIA. NÓSLÁEMCASA
 
Fundada em 2004 pelo músico Celso Nascimento e a bailarina Patrícia Werneck  tem como proposta a criação colaborativa entre as linguagens.

Em seu repertório tem os espetáculos UMA DANÇA, PROJETO ESCUTA QUE DANÇA (Prêmio: PAC/2006- Programa de Ação Cultural- da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo - Apoio à Difusão e Circulação de Dança), VALSA CRUA (Prêmio: PAC/2006- Programa de Ação Cultural- da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo - Apoio à Produção de Espetáculos Inéditos de Dança), CINCO (Prêmio: PAC/2007- Programa de Ação Cultural- da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo - Apoio à Pesquisa, Investigação e Produção de Espetáculos Inéditos de Dança) e Estudo para UMA DANÇA (Prêmio: PAC/2008- Programa de Ação Cultural- da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo - Apoio à Difusão e Circulação de Espetáculos de Dança e Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2009). Foi contemplada com o prêmio ProAC/2009 - (Programa de Ação Cultural) Programa de Apoio a Projetos de Novas Produções de Espetáculo de Dança no Estado de São Paulo – para criação do espetáculo  "inFLUXOS".

 
HISTÓRICO DO ESPETÁCULO

O espetáculo "Estudo para UMA DANÇA" estreou em 2008, com temporada na Mostra (IN) Dependente de Dança?, realizada pela Cia. Borelli de Dança no Espaço Maquinaria/Teatro de Paisagem, em São Paulo  seguido de apresentações em Ribeirão Pires, Belo Horizonte e São Paulo (Centro de Dança Umberto da Silva - Galeria Olido).

Este espetáculo também foi contemplado pelo prêmio PAC/2008 - Programa de Ação Cultural- da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, para Circulação e Difusão de Espetáculos de Dança. Programação realizada entre março e junho de 2009, nas cidades de Votorantim, Ilhabela, Araraquara, Santos, Santo André, Taquaritinga, Caraguatatuba, Diadema e São Sebastião.
Posteriormente também foi apresentado na Mostra de Dança Contemporânea do 27º Festival de Dança de Joinvile, no 14° Festival Internacional de Dança de Recife e contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2009, que o levará para mais onze cidades brasileiras ao longo do ano de 2010.

Nenhum comentário: