Sanfoneiros cegos criam ao vivo trilha sonora para filme mudo da década de 20 no MIS

Sanfoneiros cegos criam ao vivo trilha sonora para filme mudo da década de 20 no MIS

 

Blind Sound Orchestra, criada e dirigida pelo músico Livio Tragtenberg, reúne dois músicos cegos do interior de São Paulo em performance musical ao vivo no Museu da Imagem e do Som. Voz, violão e sanfona musicam o longa-metragem Aitaré da Praia, filmado em 1925 em Pernambuco

 

Sanfoneiros cegos dão ritmo a um filme mudo em apresentação da Blind Sound Orchestra, que acontece dia 9 de abril, sexta, às 21h, no Auditório MIS. Sob direção musical de Lívio Tragtenberg, criador do grupo, o filme Aitaré da Praia, cedido pela Cinemateca Brasileira, ganha trilha sonora executada ao vivo, conferindo à Recife da década de 20 uma musicalidade contemporânea. O show do MIS será filmado para a produção de um documentário sobre o grupo.

 

José Rosa, de Jundiaí, e Clara Mantovani, de Rio Preto, são os dois sanfoneiros que conduzem o andamento da experiência audiovisual. Sob a coordenação de Tragtenberg através de pontos eletrônicos, a composição é realizada em tempo real, criando um espetáculo diferente a cada apresentação e conferindo ao filme Aitaré da Praia infinitas leituras e interpretações.

 

O filme Aitaré da Praia, dirigido por Gentil Roiz em 1925, conta a história de um pescador e seu amor impossível por Clara. Desventuras e situações inusitadas narram a trajetória de uma paixão que se passa na Recife dos anos de 1920. Filmado em Pernambuco, o filme foi recentemente restaurado pela Cinemateca Brasileira e pela Fundação Joaquim Nabuco.

 

Livio Tragtenberg, diretor musical da Blind Sound Orchestra e criador da Orquestra de Músicos de Ruas de São Paulo, explica que "existe uma base musical, mas existe também muita improvisação, uma vez que os comandos para os músicos em cena são dados pela minha voz com o uso de ponto eletrônico. E complementa: "A ideia é o curto-circuito dos sentidos. Como os músicos não vêem as imagens do filme, fica aberto um espaço para a divagação e a improvisação.".

 

Sobre o Blind Sound Orchestra

Foi criada pelo compositor Livio Tragtenberg para musicar o filme mudo Aitaré da Praia na I Jornada do Cinema Silencioso na Cinemateca Brasileira em agosto de 2007. Trazendo em sua formação músicos cegos que tocam nas ruas do interior do Estado de São Paulo, inicialmente reuniu os sanfoneiros Clarice, JP SOM e José Rosa, e hoje traz também Clara Mantovani na sanfona e Ruben Vera no vocal e no violão. Durante a projeção do filme, a execução das músicas, em tempo real, é coordenada por Livio Tragtenberg através de pontos eletrônicos. Lucas Gervilla faz a coordenação de produção. O grupo participou recentemente do Festival Brasil em Cena no Hebbel Theater em Berlim, Alemanha, obtendo grande reconhecimento da crítica e do público.

 

           

serviço

 

Blind Sound Orchestra | 9 de abril, às 21h, no Auditório MIS |

No Auditório MIS. Entrada gratuita. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência. 177 lugares. Classificação etária: livre.

Museu da Imagem e do Som MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Estacionamento cobrado: R$ 7. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

 

Informações para a imprensa

Caroline Carrion: caroline@mis-sp.org.br  (11) 2117 4777, r 312. | (11) 9602 4162

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: