Yamandu Costa e Guto Wirtti abrem Instrumental SESC Brasil de maio

 
Yamandu Costa e Guto Wirtti abrem
Instrumental SESC Brasil de maio

 
Programação gratuita também conta com shows de São Paulo Ska Jazz,
Ana Fridman, Macaco Bong e Nicolas Krassik e Cordestinos

 

O Instrumental SESC Brasil acontece, desde o mês de abril, no Teatro  Anchieta do SESC Consolação, todas às segundas,  às 19h, com entrada franca e retirada de ingressos com uma hora de antecedência. Na programação de maio, o violonista Yamandu Costa acompanhado pelo baixista Guto Wirtti, dia 3, o grupo São Paulo Ska Jazz, dia 10, a pianista Ana Fridman (participações especiais de Caíto Marcondes e Gabriela Machado), dia 17, o trio Macaco Bong, dia 24, e o violinista Nicolas Krassik e Cordestinos, dia 31.

Confira:

Dia 3 de maio, segunda, às 19h.
Yamandu Costa e Guto Wirtti
Encontro de dois gaúchos que têm muitas semelhanças: começaram bem jovens no mundo da música, têm as mesmas influências regionais e são amigos e parceiros em várias composições.
Considerado um dos maiores talentos do violão brasileiro, Yamandu Costa é uma referência mundial na interpretação da nossa música, que domina e recria a cada performance. Quem o vê no palco percebe seu incrível envolvimento, sua paixão pelo instrumento e pela arte. Sua criatividade musical se desenvolve livremente sobre uma técnica absolutamente aprimorada, explorando todas as possibilidades do violão de 7 cordas, renovando antigos temas e apresentando composições de intenso brilho, numa performance sempre apaixonada e contagiante.
Revelando uma profunda intimidade com seu instrumento e com uma linguagem musical sem fronteiras, percorreu os mais importantes palcos do Brasil e do mundo, participando de grandes festivais e encontros, vencedor dos mais relevantes prêmios da música brasileira.
Com apenas 25 anos, o gaúcho Guto Wirtti, nascido em berço musical, tem uma carreira invejável. Aos seis anos, começou a aprender violão; aos 12, já tocava o contrabaixo, que se tornou seu principal instrumento. Aos 13, apresentou-se com artistas locais em concertos e festivais pelo estado afora. Três anos depois, foi morar em Salvador para estudar música afrobrasileira. Em 2003, Guto Wirtti mudou-se para o Rio de Janeiro a convite de Yamandu Costa, com quem ainda trabalha. Atualmente, acompanha músicos como Leo Gandelman, Ed Motta, Luis Melodia, Milton Nascimento, Mart'nália, Gabriel Grossi.
Neste show eles tocam suas músicas em parcerias e individuais, relembrando tangos, milongas, chamamés, choros entre outros estilos. No repertório, Tango Amigo (Yamandu Costa), Petite Tristesse (Yamandu Costa e Guto Wirtti), Temporal (Guto Wirtti), Bem baguala (Yamandu Costa e Guto Wirtti), Adentro (Yamandu Costa e Guto Wirtti), O Sapo e o Grilo (Yamandu Costa e Guto Wirtti), Continente (Guto Wirtti), Bunifie (Yamandu Costa e Guto Wirtti), entre outras surpresas.
Com Yamandu Costa – violão; e Guto Wirtti - baixo acústico.

Dia 10 de maio, segunda, às 19h
São Paulo Ska Jazz
Idealizado e liderado pelo músico e compositor Marcelo Calderazzo, o São Paulo Ska Jazz lança seu 1º CD, misturando o Ska (estilo genuinamente jamaicano) com música brasileira e internacional.
No repertório, "220", "Em Algum Lugar da América", "Periferia", "Sombrinha", "Estação da Luz", "Fim de Semana" e "A Torre" (Marcelo Calderazzo), "São Paulo", "Alta Frequência" e "Rua Augusta" (Renato Guizelini) e "Skaião" (do tecladista Thiago Sousa). Além dessas, autorais, versões para "Samba de Uma Nota Só" (Tom Jobim/Newton Mendonça), "Smells Like Teen Spirit" (Nirvana), e "Wrapped Around Your Finger" (The Police).
Com Marcelo Calderazzo - baixo acústico; Renato Guizelini - guitarra/bandolim; Ramon Montagner – bateria; Sidney Ferraz - teclado/piano; Gabriel Stampfli – trompete; Douglas "Tigrinho" – trombone; Manu Faleiros – sax barítono/tenor/alto; e Marcelo Pereira - sax barítono/alto/flauta.

Dia 17 de maio, segunda, às 19h.   
Ana Fridman
A pianista, compositora e arranjadora apresenta repertório de seu segundo CD autoral "Notas de um sem tempo", com trechos de trilhas sonoras compostas para espetáculos de dança e teatro musical, além de composições originais. Neste seu novo trabalho, Ana Fridman propõe novas formas de elaboração da linguagem musical instrumental, buscando sua sonoridade na intersecção de culturas não ocidentais com a cultura brasileira, dando continuidade à pesquisa iniciada pela compositora a partir de viagens fora do Brasil. No repertório, Pulsa que a mola desce e balança, Andera, Infinito negativo, Tempoqueleva, Danças paralelas, Acordavi, Pinkpanthernose e Sinquicarazé, Notas de um sem tempo, Pasárgada, Allegro com mais trote e Cantatempo.
Com Ana Fridman – piano; Gilberto Assis – baixo; Ronen Altman – bandolim; Vitor Lopes – gaita; Mário Checchetto - Sax soprano; e Sérgio Reze - set de bateria e percussão. Com participações especiais de Caíto Marcondes - percussão; e Gabriela Machado - flauta.


Dia 24 de maio, segunda, às 19h.
Macaco Bong
Power trio surgido há 4 anos em Cuiabá MT, o Macaco Bong tem circulado em festivais pelo Brasil e apresenta show como base no disco Artista igual pedreiro de 2008. No repertório, Amendoim, Fuck you lady, Noise James, Shift, Black's fuck, Racho, Bananas for you all, Belleza, Compasso em ferrovia e Vamodahmaisuma.
Com Bruno Kayapy - guitarra; Ynaiã Benthroldo - bateria; e Ney Hugo - baixo.


Dia 31 de maio, segunda, às 19h.
Nicolas Krassik e Cordestinos
Em seu mais recente trabalho, o violinista francês radicado no Rio de Janeiro apresenta temas nordestinos, exclusivamente, com instrumentos de corda e percussão.
"Nicolas Krassik e Cordestinos" tem em seu repertório composições de grandes nomes da música nordestina, como Dominguinhos, Sivuca e Gilberto Gil. Mas há espaço também para composições dos integrantes do grupo. Do próprio Nicolas, "Cordestinos"; de Guto Wirtti, "Meu galo". Destaque ainda para "Assum preto", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e "Caminho do sol", de Hermeto Pascoal, "Opinião", de Zé Ketti, único tema não nordestino do repertório.
Para acompanhá-lo, convidou o contrabaixo acústico de Guto Wirtti, a rabeca de Marcos Moletta, a zabumba de Chris Mourão e a percussão de Carlos César.
 
Instrumental SESC Brasil
Segundas, às 19h. Teatro Anchieta.
Livre. Grátis. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria. 320 lugares.
Os shows são gravados pelo SESCTV e exibidos em programas inéditos às segundas, às 22h, com reprises durante a semana (consulte a grade de programação no site www.sesctv.org.br
Acesse o site oficial: http://instrumentalsescbrasil.org.br


Teatro Anchieta do SESC Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245
Fone: 3234-3000
 
Assessoria de Imprensa: Rita Solimeo Marin
Tel: 3234-3043

Nenhum comentário: