O Poder da Cultura em Brasília (DF)

 

Nos dias 7 e 8 de junho, a Capital Federal sediará o curso de capacitação em Gestão Cultural “O Poder da Cultura”. Ministrado por Leonardo Brant, o programa é voltado para artistas, agentes culturais, estudantes e pesquisadores do tema, interessados em trocar experiências e aprimorar conhecimentos.

O objetivo do curso é apresentar novos paradigmas conceituais, identificar e fomentar um ambiente democrático de discussão e construção de políticas culturais, explorar os cenários nacional e internacional e propor aplicabilidade a esse arsenal de conhecimento.

Com 16 horas/aula, o programa inclui temas como política cultural – teoria e prática, indústrias culturais na era global, marketing cultural, investimento privado, direitos e liberdades culturais e cooperação internacional.

Direcionado a pesquisadores e profissionais atuantes da área cultural, o curso introduz ao participante o universo conceitual, a estrutura e o funcionamento dos organismos nacionais e internacionais, com análise de casos e participação de profissionais de destaque em gestão pública e privada de cultura. O programa é complementado com material audiovisual e literatura especializada de pouco acesso.

A intenção do curso é desenvolver o senso crítico e ativar habilidades de conversação e diálogo, capacitando o participante a:

- Compreender as contradições do nosso processo civilizatório e seu atual estágio;

- Assumir a cultura como a amálgama capaz de oferecer uma visão complexa dessas contradições.

- Buscar formas de construir novos sistemas sociais capazes de lidar com essas contradições, tendo o humano como ponto de partida.

O programa facilita a interação entre as diversas experiências e o desenvolvimento de uma rede de agentes preparados e dispostos a pensar e atuar com base em novas possibilidades, mais complexas, lúcidas, livres e condizentes com a real situação do humano em seu ambiente cultural.

Conteúdo programático:

Módulo 1 – CULTURA É PODER

1. Cultura: chave-mestra da sociedade

2. Política Cultural: teoria e prática

3. Cidadania Cultural

4. O Estado e a organização da cultura

Módulo 2 – O PODER DO MERCADO

1. A (de)formação do mercado cultural brasileiro

2. O Estado e o mercado

3. Negócios culturais sustentáveis

4. Indústrias culturais na era global

Módulo 3 – O PODER DO MECENATO

1. História do Mecenato

2. Marketing Cultural

3. Cultura e Cidadania Corporativa

4. Responsabilidade Cultural

Módulo 4 – O PODER DA DIVERSIDADE

1. Globalização e Culturas Locais

2. Direitos e Liberdades Culturais

3. Depois da Convenção da Unesco

4. Cooperação Internacional

Facilitador: Leonardo Brant – Pesquisador de políticas culturais e presidente da Brant Associados. Criou e edita Cultura e Mercado. Autor do livro O Poder da Cultura, entre outros, Leonardo fundou o Instituto Pensarte (Brasil) e Divercult (Espanha) e o CEMEC – Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura. É também diretor documentário Ctrl-V :: VideoControl, sobre a indústria e as políticas para o audiovisual.

SERVIÇO:

Data: 7 e 8 de junho de 2010, das 14 às 22h.

Local: Centro de Estudos da UNACON, SCS Quadra 8, Bloco B50 , 4º. Andar. Edifício Venâncio 2000 (ao lado do Pátio Brasil). Brasília/DF.

Informações e inscrições: Mirella Malta – Assessoria e Capacitação em Gestão Social, Cultural e do Terceiro Setor

Telefone: (61) 9273-9002

E-mail: mirellamalta@globo.com

Website: www.mirellamalta.com.br

Nenhum comentário: