Salões e Concorrências em Artes Visuais

30º Salão Nacional de arte de Belo Horizonte Bolsa Pampulha


"Desde a sua inauguração, em 1957, o Museu de Arte da Pampulha é responsável pela realização do Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte. O Salão criado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com o objetivo de estimular a produção e a divulgação de novos artistas, consolidou-se, após diversas edições, como um evento de destaque no cenário das artes plásticas da cidade e do país.

Neste 30º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte - 4ª edição da Bolsa Pampulha, será oferecido aos artistas um estúdio/ateliê como um espaço coletivo de trabalho. Este espaço atende a uma demanda dos participantes das edições anteriores, e tem como objetivo proporcionar maior troca de experiências. Assim, as visitas da comissão de acompanhamento acontecerão no ateliê, ampliando as possibilidades de orientação e desenvolvimento de todo o processo de pesquisa e criação"

Período de inscrição: de 27 de abril a 10 de junho de 2010.

Taxa de inscrição: nenhuma.

Normas de inscrição: para efeitos de inscrição, o candidato deverá encaminhar a seguinte documentação: a) Ficha de inscrição original ou fotocopiada, que deverá ser devidamente preenchida e assinada, apresentada em única via; b) Cópia da Carteira de Identidade ou, sendo estrangeiro, cópia do RNE; c) Cópia do CPF; d) Cópia do Comprovante de residência no Brasil, emitido em 2010, sendo que somente serão aceitos documentos bancários, comerciais, públicos ou declarações de agentes públicos da Administração Pública; e) Certidão negativa de débito junto ao Município e a Receita Federal; f) Curriculum vitae do artista, resumido em até duas páginas em formato A4;

g) Portfólio:

- para portfólio impresso deverá constar de documentação fotográfica da obra do artista, apresentando, no mínimo 10 e, no máximo, 20 imagens (ampliações fotográficas e/ou impressões no tamanho máximo A4), contendo as seguintes especificações técnicas sobre a(s) obra(s) reproduzida(s): 1. autor; 2. título da obra; 3. data; 4. dimensões em centímetros (altura, largura e profundidade); 5. técnica e material; 6. para o participante que inscrever obras bidimensionais as fotos deverão ser coladas, separadamente, em folha de papel A4 branca, contendo as especificações técnicas descritas acima; para obras tridimensionais, instalações, performances e intervenções, serão seguidas as mesmas regras contidas acima, porém, serão permitidas até 03 fotos por obra e/ou documentação em DVD; Obras inscritas em categorias que necessitem de suporte digital, tais como videoarte, web arte, arte digital, instalação áudio e vídeo, site-specific e performance, deverão ser enviadas em mídia mais adequada à sua compreensão, tais como DVD ou CD; as obras desenvolvidas para suportes e interfaces digitais, como as discriminadas acima, deverão conter informações sobre os plug-ins, resolução e outros requisitos técnicos para sua correta visualização;

- Para portfólio digital, o portfólio deve conter fotos das obras poderendo ser apresentado em formato digital, padronizado em Power Point ou slide show em Flash, html ou apresentação PDF (PDF Presentation), em resolução 1024x768 px, gravados em CD ou DVD, contendo todos os dados solicitados na versão impressa.

Premiação: cada artista selecionado para o 30º SALÃO NACIONAL DE ARTE DE BELO HORIZONTE/BOLSA PAMPULHA será contemplado com bolsa em dinheiro no valor total de R$14.300,00, repassados em 11 parcelas iguais e consecutivas no valor de R$1.300,00, a fim de auxiliar na sua manutenção, bem como no desenvolvimento de suas atividades durante o prazo de residência obrigatória em Belo Horizonte, ou seja, de agosto de 2010 a junho de 2011.


REGULAMENTO AQUI


Mais informações: www.portalpbh.pbh.gov.br

     

    Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais

    "Desenvolver a reflexão crítica e teórica acerca da atual arte brasileira é o objetivo deste edital. Ao lançar este programa, a Funarte cria condições para a formação profissional e para a produção do conhecimento artístico. Neste ano, serão contemplados 10 projetos inéditos, que resultem em ações, obras e processos a serem apresentados ou expostos ao público."

    Período de inscrição: até 24 de maio de 2010.

    Taxa de inscrição: nenhuma.

    Normas de inscrição: o proponente deverá apresentar descrição detalhada do projeto, contendo:

    a) ficha de inscrição devidamente preenchida, impressa e assinada; b) currículo do proponente e dos demais profissionais envolvidos, se for o caso; c) justificativa da necessidade da bolsa; d) objetivo com descrição detalhada do planejamento de execução e o produto final previsto; e) 1 texto de reflexão crítica de autoria do candidato, com no máximo 5 laudas; f) quaisquer outros materiais que o proponente julgar necessário para a avaliação do projeto.

    Premiação: serão contemplados com recursos financeiros o total de 10 projetos. Cada proponente selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 30.000,00.

    REGULAMENTO AQUI / FICHA DE INSCRIÇÃO AQUI

    Mais informações: www.funarte.gov.br

      XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia

      By Laurem

      "Por meio do Prêmio Marc Ferrez, a Funarte difunde e fomenta a reflexão e a produção artística no campo da fotografia. Em 2010, a premiação contemplará 36 pessoas físicas que queiram desenvolver projetos inéditos. Cada uma delas receberá até R$ 40 mil. As propostas devem estar relacionadas a uma das três categorias a seguir: projetos de pesquisa, experimentação e criação em linguagem fotográfica; documentação fotográfica ou registro das transformações do cotidiano na sociedade; produção de conhecimento por meio de apoio ao pensamento crítico e teórico."

      Periodo de inscrição: 23 de maio de 2010.

      Taxa de inscrição: nenhuma.

      Normas de inscrição: o proponente deverá apresentar descrição detalhada do projeto, contendo: a) ficha de inscrição devidamente preenchida, impressa e assinada;
      b) currículo do(a) proponente e dos demais profissionais envolvidos, se for o caso; c) objetivo do projeto; d) justificativa do projeto; e) público-alvo do projeto; f) cronograma de execução indicando o período para a realização das etapas necessárias para o desenvolvimento e finalização do projeto; g) quaisquer outros materiais que o(a) proponente julgar necessário para a avaliação do projeto. Os proponentes que tiverem seus projetos selecionados deverão encaminhar para o Centro de Artes Visuais da Funarte, em no máximo 10 dias, os documentos necessários para a liberação do recurso financeiro, sob pena de desclassificação.

      Premiação: serão contemplados com recursos financeiros previstos neste edital o total de 36 projetos, a serem pagos pela Funarte, sendo: a) 12 projetos de pesquisa, experimentação e criação em linguagem fotográfica, no valor de R$ 40.000,00 cada; b) 12 projetos de documentação fotográfica/registro das transformações do cotidiano na sociedade, no valor de R$ 40.000,00 cada; c) 12 projetos de produção de conhecimento por meio do apoio ao pensamento crítico e teórico no campo da fotografia, no valor de R$ 10.000,00 cada.

      REGULAMENTO AQUI

      Mais informações: http://www.funarte.gov.br/

         

        SEU – Semana Experimental Urbana


        "Enquanto artistas em busca de abordagens sensíveis sobre a cidade, concentramos esforços para organizar um encontro que se proponha a interferir, através de ações e gestos, no acontecer dos impulsos do espaço público. SEU – SEMANA EXPERIMENTAL URBANA surgiu como uma proposta experimental em artes – vivência, rua e relação -, idealizada por artistas_produtores independentes de Porto Alegre. O projeto propõe o encontro e o intercâmbio entre artistas do Brasil, com a intenção de fomentar o trabalho coletivo, compartilhando percepções e experiências."
        Período de inscrição: 24 de março a 30 de abril de 2010.
        Taxa de inscrição: nenhuma.
        Normas de inscrição: o interessado em participar deve encaminhar, no ato de envio do projeto, ficha de inscrição, currículo, descrição da proposta, forma de execução, materiais a serem utilizados e material complementar, como imagens, textos e sons.
        Premiação: pró-labore no valor de R$600,00, à título de apoio, além de hospedagem durante a semana.
        REGULAMENTO AQUI
        Mais informações: www.portoalegreseu.wordpress.com

         

        Conexão Artes Visuais 2010


        "A Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Ministério da Cultura lançam, nesta quinta-feira, 25 de março, edital para a segunda edição do Conexão Artes Visuais. O programa viabilizará, com patrocínio da Petrobras, a realização de festivais, salões de arte, mostras, palestras, seminários, debates, oficinas, mapeamentos, publicações e exposições, entre outras ações de fomento às artes. Ao todo, 30 proponentes serão contemplados. Cada um deles receberá R$ 55 mil para colocar seu projeto em prática. As inscrições, gratuitas, estão abertas até o dia 8 de maio para pessoas físicas ou jurídicas de todo o país. O investimento total do programa é de R$ 1,65 milhão."
        Período de inscrição: até 8 de maio de 2010.
        Taxa de inscrição: nenhuma.
        Normas de inscrição: o proponente deverá apresentar descrição detalhada do projeto, contendo: a) ficha de inscrição, devidamente preenchida, impressa e assinada; b) objetivo do projeto; c) justificativa do projeto; d) cronograma de execução, apresentado em pré-produção, desenvolvimento e pósprodução; e) ficha técnica com principais profissionais designados para a realização do projeto e seus currículos; f) especificação de local para a realização do projeto, informando, se for o caso, a existência de acordo de pauta; g) plano de comunicação para confecção, distribuição e publicações do projeto, especificando as datas e estratégia das mídias para divulgação; h) informações adicionais consideradas úteis à fiel descrição do projeto, como materiais de referência: impressos, clipping, fotos, DVDs etc.
        Premiação: serão contemplados com recursos financeiros previstos neste edital o total de 30 projetos, a serem pagos pela Associação Cultural da Funarte. Cada proponente cujo projeto for selecionado neste edital receberá a quantia de R$ 55.000,00, destinada à realização do projeto, sendo o desembolso em duas parcelas.
        REGULAMENTO AQUI
        FICHA DE INSCRIÇÃO AQUI
        Mais informações: www.funarte.gov.br

           

          Prêmio EDP nas Artes - Instituto Tomie Ohtake 2010


          "A 2ª edição do Prêmio EDP nas Artes, promovido pelo grupo EDP e o Instituto Tomie Ohtake, recebe inscrições até 20/06/10. A iniciativa, idealizada inicialmente para estimular a produção contemporânea entre o público universitário, traz uma novidade nesta edição: a premiação de um professor indicado pelo artista plástico vencedor. Durante a inscrição da obra de arte, o participante sugere um professor da sua universidade ou unidade de ensino e, caso seja o primeiro colocado, o docente também será premiado. As inscrições podem ser feitas por Correio ou no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP). O anúncio dos vencedores está previsto para agosto, data em que ocorre a inauguração da exposição dos trabalhos finalistas, no instituto."
          Período de inscrição: até 20 de junho de 2010.
          Taxa de inscrição: nenhuma.
          Normas de inscrição: Exigências: podem inscrever-se jovens nascidos a partir de 1 de janeiro de 1983, de todo o país, residentes no Brasil há pelo menos dois anos. As obras propostas para seleção não poderão ter sido apresentadas em exposições – coletivas ou individuais – realizadas em galerias comerciais ou instituições. Além disso, o participante não poderá ter participado de nenhuma exposição individual em galeria comercial ou ter sido um dos finalistas da edição anterior deste prêmio.
          Documentação: ficha de inscrição preenchida e assinada; Portfólio contendo os seguintes pontos: De cinco a dez fotos, medindo no mínimo 12 x 18 cm cada uma, trazendo no verso as seguintes informações: autor, título, técnica utilizada,
          dimensões e ano de realização da obra. As fotos deverão mostrar as obras com as quais o artista pretende participar (mínimo de uma, máximo de três). O artista deve fornecer fotos de outros trabalhos, bem como cópia de convites e fôlderes de exposições de que tenha participado e de matérias em jornal sobre suas obras; No caso de a obra proposta ainda não ter sido realizada, o candidato deverá apresentar os projetos relativos a ela, detalhando técnicas, dimensões e materiais utilizados e quaisquer dados importantes para seu melhor entendimento. Se as obras utilizarem tecnologia eletrônica, discriminar o equipamento necessário para sua leitura durante a seleção; Quando se tratar de instalações, incluir concepção, plano de montagem, materiais e equipamentos a serem utilizados, além de informações que julgar importantes para o processo de análise e possível montagem; Dados curriculares (nome completo, nome artístico, endereço completo, telefone, fax, correio eletrônico,
          formação artística, principais exposições, com data e local, e prêmios. Cópia de atestado de matrícula na graduação em instituição de ensino superior e da cédula de identidade); Material impresso como fôlder, catálogo, artigos críticos publicados em jornais e periódicos.
          Premiação: 1o lugar EDP nas Artes: troféu e destaque no Catálogo do Programa EDP nas Artes; viagem ao exterior,como bolsista de instituição de arte, pelo período de dois meses; acompanhamento do trabalho do artista ao longo de um ano por meio de encontros semestrais com um crítico.
          2o lugar EDP nas Artes: troféu e destaque no Catálogo do Programa EDP nas Artes; viagem ao exterior, como bolsista de instituição de arte, pelo período de até quinze dias no Programa Dynamic Encounters com Charles Watson; acompanhamento do trabalho do artista ao longo de um ano por meio de encontros semestrais com um crítico.
          3o lugar EDP nas Artes: troféu e destaque no Catálogo do Programa EDP nas Artes; bolsa de estudos em dois cursos do Instituto Tomie Ohtake; acompanhamento do trabalho do artista ao longo de um ano através de encontros semestrais com um crítico.
          REGULAMENTO E FICHA DE INSCRIÇÃO AQUI
          Mais informações: www.institutotomieohtake.org.br

             

            Bienal do Recôncavo

            "A Bienal do Recôncavo, em todas a suas edições, evitou a cristalização de uma tendência, refletindo sempre nossa pluralidade cultural. Incentivamos a busca de uma expressão regional que nos relacione com o universo a partir de nossos valores culturais, por acreditarmos que, com a globalização econômica, uma sólida cultura se articula a partir dos países centrais, tentando inibir as diferentes expressões culturais periféricas e se impor autoritariamente ao planeta."
            Período de inscrição: até 30 de abril de 2010.
            Taxa de inscrição: nenhuma.
            Normas de inscrição: cada artista poderá inscrever-se em todas as modalidades com 2 obras por modalidade, exceto performance, DVD e instalação, modalidades nas quais o artista concorrerá com apenas um trabalho. Os artistas inscritos em grafite deverá apresentar um projeto com fotos da obra e local que deseja grafitar. O Projeto deverá ser apresentado no formato A4 (29,7x21cm) contendo curriculum artístico resumido, fotocópias, ou fotografias (no formato entre 18x24 e 20x25cm) dos trabalhos a serem apresentados. Todas as fotos ou fotocópias deverão conter, no verso, o nome do artista, o título e as dimensões do trabalho em centímetros, material e técnica utilizados e ano de execução.
            Premiação: Prêmio Artista Destaque da Região do Recôncavo: este prêmio corresponde a R$ 5.000,00 para o trabalho mais significativo do artista que reside e produz na região do Recôncavo; Prêmio Aquisição: serão atribuídos 5 prêmios aquisição, no valor de R$ 4.000,00 cada; Grande Prêmio Curso de Especialização na Europa: passagem pessoal e intransferível para o artista indicado à viagem no trecho Salvador – Europa – Salvador; a quantia de 1.000 EUROS como ajuda de custo pela estadia total na Europa; hospedagem de 20 dias na Europa para o artista indicado á viagem; organização na Europa da inscrição do artista premiado em um curso ou oficina na área de trabalho do referido artista.
            REGULAMENTO E FICHA DE INSCRIÇÃO AQUI
            Mais informações: www.centroculturaldannemann.com.br

            Projeto Trajetórias e Concurso de Videoarte 2010

             


            "O Edital do Projeto Trajetórias 2010 convoca os artistas a submeterem propostas em artes visuais para comporem a programação das galerias da Fundação Joaquim Nabuco. Podem inscrever-se artistas plásticos e grupos de artistas brasileiros e estrangeiros, desde que não tenham realizado exposição (individual, em dupla ou coletiva) em quaisquer das galerias da FUNDAJ nos 2 (dois) anos anteriores ao prazo de inscrição estabelecido no Regulamento. Todas as informações necessárias ao artista a fim de que realize corretamente sua inscrição estão contidas no regulamento, disponível para download."
            Período de inscrição: 30 de abril a 09 de maio de 2010.
            Taxa de inscrição: nenhuma.
            Normas de inscrição: Ficha de inscrição preenchida e assinada; proposta da exposição, contendo: concepção (idéia básica ou características), relação de obras especificando técnicas, dimensões e materiais a serem utilizados e outros dados que se julguem importantes para melhor entendimento do trabalho; Quando se tratar de “instalações”, incluir concepção, plano de montagem, materiais e equipamentos a serem utilizados, além de informações que julgar importantes para o processo de análise e possível montagem; Dados pessoais e biográficos: nome completo, nome artístico, endereço completo, telefone, fax, e-mail, formação artística, principais exposições realizadas, prêmios; Material impresso, a exemplo de folder, catálogo, artigos críticos publicados em jornais e periódicos; Portfólio, contendo entre cinco e dez imagens, medindo no mínimo 12 x 18cm e título, dimensões e ano em que a obra foi realizada. As fotos devem mostrar o projeto proposto (se pronto) e trabalhos de fases anteriores, fornecendo indicações sobre os trabalhos desenvolvidos anteriormente pelo artista.
            Premiação: serão selecionadas 4 propostas,e cada uma receberá um prêmio no valor de R$5.000,00.
            REGULAMENTO AQUI
            "Com a finalidade de incentivar a produção audiovisual de caráter experimental, a 4ª edição do Concurso de Videoarte selecionará duas propostas para realização de obras de videoarte, concedendo a cada projeto selecionado prêmio no valor de R$6.500,00 (seis mil e quinhentos reais) e suporte técnico da Massangana Multimídia Produções."
            Período de inscrição: 31 de maio a 13 de junho de 2010.
            Taxa de inscrição: nenhuma.
            Normas de inscrição: cada participante pode inscrever apenas 01 projeto. O Projeto Técnico deverá conter os seguintes itens, preenchidos no formulário específico: Título do Projeto; Sinopse do Projeto com no máximo 3 laudas; Roteiro com divisão por Seqüências e os Diálogos desenvolvidos, quando couber; Orçamento; Plano de Produção. Documentação a ser enviada: Comprovante de que reside há pelo menos dois anos no Brasil; Declaração de Compromisso do concorrente em complementar os recursos de produção da obra de videoarte proposta, na hipótese de os custos excederem o valor do Prêmio estabelecido, sem prejuízo dos prazos estabelecidos; Currículo resumido do concorrente, com no máximo 1 lauda; Cópias autenticadas da Cédula de Identidade e do CPF; Certidão Conjunta da Receita Federal e Dívida Ativa da União; Declaração formal e expressa de que o projeto apresentado é inédito, informando estar de acordo com este Edital e com as decisões da Comissão Julgadora, quanto aos resultados da seleção.
            Premiação: prêmio de R$ 6.500,00, além de suporte técnico da Massangana Multimídia Produções, a 2 dos projetos concorrentes, da forma que segue:
            a) 5 diárias de câmera HDV SONY Z1, incluindo monitor e tripé, com operador de
            câmera e assistente;
            b) 5 diárias de equipamento de iluminação com técnico e assistente;
            c) 10 horas de ilha de copiagem para transcrição do material bruto para VHS para
            decupagem;
            d) 40 horas de ilha de edição não-linear G5 Final CUT Pro HD da Machintosh,
            com editor.
            REGULAMENTO AQUI
            Mais informações: www.fundaj.gov.br

               

              Edital de Exposições 2010 MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto

              By monica tachotte

              "Estarão abertas de 01 de dezembro de 2009 a 12 de fevereiro de 2010, as inscrições para o Programa Exposições 2010, da Coordenadoria de Artes Visuais da Secretária Municipal de Ribeirão Preto, para complementar o calendário anual de exposições no seguintes espaços: MARP -Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi; MARP - Unidade Centro de Conveções Ribeirão Preto e Casa da Cultura de Ribeirão Preto. A comissão de seleção do Programa Exposições 2010 também selecionará projetos para as Mostras Coletivas dos Artistas de Ribeirão Preto. A Comissão de Seleção do Programa Exposições 2010 também selecionará projetos para as Mostras Coletivas dos Artistas de Ribeirão Preto a serem realizadas no MARP e na Casa da Cultura, assim como, para a 13° Semana de Fotografia de Ribeirão Preto."
              Período de inscrição: 01 de dezembro de 2009 a 12 de fevereiro de 2010.
              Taxa de inscrição: nenhuma.
              Normas de inscrição: Para inscrição é necessário o envio de um dossiê acompanhado da ficha de inscrição (no sitewww.marp.ribeiraopreto.sp.gov.br), o dossiê deverá conter:
              - No minimo cinco imagens de trabalhos recentes, as imagens devem ser acompanhadas com informações da obra tais como, nome do artista, título, ano de produção, técnica e dimensão.
              -Para as instalações é necessário ter um memorial descritivo com texto, especificações, detalhamento da montagem ou maquete. As proposta de perfomance deverá apresentar um DVD com cinco propostas, e o mesmo para a categoria video.
              -Todos os dossiê deverão conter dados curriculares sucintos, não ser maior que o tamanho A4 e as folhas avulsas (sem encadernação) para melhor apreciação.
              Endereço para o envio:
              Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
              Rua Barão do Amazonas, 323
              Ribeirão Preto-SP
              Cep. 14010-120
              Premiação: Os artistas selecionados participarão de exposições individuais simultâneas ou coletivas, no decorrer do ano de 2010.
              REGULAMENTO AQUI
              Mais informações: www.marp.ribeiraopreto.sp.gov.br

                 

                Edital para Exposição 2010 na Casa de Cultura Dide Brandão

                "Informamos que, de 15 de janeiro a 22 de fevereiro, encontram-se abertas as inscrições para artistas interessados em expor seus trabalhos durante o ano nos espaços oficiais de exposição, que a Diretoria de Arte e da Casa da Cultura Dide Brandão da Fundação Cultural de Itajaí disponibilizam."
                Periodo de inscrição: de 15 de janeiro a 22 de fevereiro de 2010.
                Taxa de inscrição: nenhuma.
                Normas de inscrição: Para efetuar a inscrição é necessário o envio de um dossiê com os seguintes documentos:
                -Carta dirigida à Diretoria de Artes e da Casa da Cultura Dide Brandão da Fundação Cultural de Itajaí solicitando a inscrição e contendo dados pessoais como: formação, endereço completo, telefone, relação de exposições individuais, coletivas, participação em salões e premiações (se houver);
                -Fotocópias de catálogos, certificados e reportagens que comprovem a atividade artística;
                -Textos críticos (se houver);
                -Cinco a dez fotos coloridas no tamanho de 18 x 24 cm de obras recentes;
                -Projeto detalhado e encaminhado aos membros da Comissão Consultiva da Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural de Itajaí, com identificações referentes ao título, técnica, dimensões, data em que foram criadas as obras e sugestão de período para a realização (que estará sob consulta da presente comissão);
                -No caso de vídeo-arte e performances, estes deverão ser apresentados emcópias de DVD ou CD ROM.
                -Para arte pública, o artista deverá enviar foto, projeto da obra e/ou proposta, quando estas compreenderem instalações, intervenções ou multimídias.
                Endereço para o envio do dossiê:
                Fundação Cultural de Itajaí
                Galeria Municipal de Arte – Proposta de exposição
                Rua Lauro Muller, nº53,Centro
                Itajaí - SC
                CEP: 88301-400.
                Premiação: O selecionado terá direito de expor no espaço.
                REGULAMENTO AQUI

                Mais informações: casadacultura.wordpress.com ou galeria@itajai.sc.gov.br

                   

                  Fundação Cultural de Mato Grosso do Sul - EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS 2010

                  "O MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul abre inscrições para o Programa de Exposições Temporárias de 2010. O museu dispõe de 04 salas para exposições temporárias visando à divulgação do artista contemporâneo e o reconhecimento do artista consagrado, e 01 sala com exposição, de longa duração, de obras do seu acervo."

                  Período de inscrição: de 28 de outubro de 2009 a 30 de janeiro de 2010.
                  Taxa de inscrição: nenhuma.

                  Normas de inscrição: para participar é necessário o envio de um dossiê que deve ter:

                  - Projeto relativo à exposição *pretendida, documentação fotográfica de pelo menos 2/3 das obras que serão expostas e com identificação completa (título, técnica, dimensões e data).
                  *Fica estabelecido que a exposição em questão manterá as mesmas características dos trabalhos apresentados na ficha de proposta.

                  - Documentação sobre a obra do artista, como catálogos, textos críticos ou impressos em geral.

                  - Curriculum Vitae (restrito à identificação, formação artística e atividades culturais), com endereço e telefone para contato.

                  - Os portfólios não deverão exceder o formato A3 (29,7cm x 42cm).

                  - Não será aceito para análise material em disquete, CD-ROM ou similares.

                  - O material especificado deve estar contido em envelope ou embalagem apropriada com o nome do artista, devendo ser dirigido ao:

                  MARCO - Museu de Arte Contemporânea de MS

                  Programa de Exposições 2010

                  Rua Antonio Maria Coelho, 6000 - Parque das Nações Indígenas

                  CEP 79021-170 / Campo Grande - MS

                  - As propostas poderão ser inscritas individualmente ou por grupos. Na inscrição de mostras coletivas deverá constar, obrigatoriamente, além do nome do grupo e integrantes, a indicação de um responsável pelo grupo.

                  - Os portfolios com a ficha de inscrição preenchida, poderão ser enviados pelo Correios, com data de postagem até 30 de janeiro de 2010, ou no Museu de Arte Contemporânea de MS, de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, até 30 de janeiro de 2010.

                  - O mapa das 4 salas de exposições, encontra-se na internet através do endereço: www.marcovirtual.com.br.

                  - Os portfólios não selecionados pela comissão deverão ser retirados no MARCO até 20 de março de 2010. Após essa data o Museu não mais se responsabiliza pelo material enviado.

                  - Não serão aceitas obras realizadas com materiais altamente perecíveis ou adulteráveis, que prejudiquem a integridade física do local ou do público.

                  REGULAMENTO e FICHA DE INSCRIÇÃO aqui.

                  Mais informações: http://www.marcovirtual.com.br/

                     

                    1º Salão Universitário da Câmara dos Deputados

                    "O 1º SALÃO UNIVERSITÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, que tem como objetivo valorizar a formação profissional e proporcionar acesso às oportunidades culturais de estudantes universitários em Arte. Os alunos deverão inscrever-se mediante o envio de dossiê. Este Salão, em sua primeira edição, destina-se a estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino de artes visuais do Distrito Federal que estejam cursando, na data de inscrição, até o penúltimo semestre do curso."
                    Período de inscrição: 15 de janeiro à 30 de abril de 2010.
                    Taxa de inscrição: nenhuma.
                    Normas de inscrição: para participar é necessário o envio de um dossiê que deve ter:
                    - a ficha de inscrição preenchida, disponível no site www.camara.gov.br/cultura e junto a ficha tem que estar anexado o comprovante de aluno regular emitido pela instituição
                    - Fotos ou xerox coloridade no máximo de 04 (tamanho mínimo: 10x15 e máximo A4) das obras que sejam representativas do estilo/técnica a ser usada na exposição. As fotos deverão estar identificadas com título da obra, data, técnica e dimensões.
                    - Material de exposições anteriores (recortes de jornal, críticas da imprensa, fotos, catálogos, etc), se houver.
                    - cópia do Documento de Identidade e CPF; ou no caso de representante legal, cópia do Documento de Identidade e CPF, bem como procuração do artista com assinatura em cartório.
                    Os dossiês devem estar em envelopes contendo o nome e endereço completo do remetente e podem ser entregues pessoalmente ao espaço ou enviandos pelo correio.
                    ESPAÇO CULTURAL ZUMBI DOS PALMARES
                    Palácio do Congresso Nacional
                    Câmara dos Deputados, Edifício Principal – Piso Inferior Ala E sala 23 - Brasília - DF
                    (Corredor da Secretaria Geral da Mesa)
                    CEP: 70.160-900
                    Brasília -DF
                    Horário de recebimento: de segunda a sexta-feira de 9h às 18 horas
                    Premiação: além de participar da exposição os três primeiros colocados receberão um certificado de premiação.
                    REGULAMENTO AQUI
                    Mais informações: www.camara.gov.br/cultura

                    Ateliê Aberto #2

                     

                    “A Casa Tomada abre inscrições para a seleção de projetos da residência artística Ateliê
                    Aberto #2, a ser realizada no período de 4 de abril de 2010 a 20 de junho de 2010.
                    Localizado na aclimação, região central da cidade de São Paulo, Brasil, o espaço pretende
                    estimular a produção e a difusão das artes visuais no âmbito do município de São Paulo e
                    consolidar a Casa Tomada como um espaço institucional de experimentação nas artes
                    visuais e de reflexão crítica sobre seus desenvolvimentos contemporâneos.”

                    Período de inscrição: 19 de dezembro de 2009 à 28 de fevereiro.

                    Taxa de inscrição: nenhuma.

                    Normas de inscrição:

                    para fazer a inscrição é necessário:

                    - Preencher a ficha de inscrição disponível no site www.casatomada.com.br

                    - Enviar um currículo com no máximo de 2 páginas indicando formação, exposições individuais, exposições coletivas, prêmios, publicações, etc.

                    -Uma carta de recomendação datada e assinada.

                    - Portfólio do artista em pdf contendo até 15 imagens, links para vídeos, sites ou outras plataformas online que complementem o portfólio (o número de links não deve ultrapassar10). O arquivo pdf deverá estar no formato A4 e ter no máximo 2 mega.
                    ‐ No caso do artista ter uma produção textual, enviar até 5 textos sendo necessariamente nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola.
                    ‐ Cópia da Carteira de Identidade ou, em casos de estrangeiros, passaporte.
                    As inscrições serão feitas somente pelo e-mail inscricao@casatomada.com.br, logo‐ todos os itens acima deverão ser anexados ao email.

                    Premiação:

                    os escolhidos terão:

                    ‐ espaço de convivência, incluindo salas de estar e cozinha coletiva.
                    ‐ ateliê de 80m quadrados.
                    ‐ biblioteca de artes com cerca de 750 títulos, entre livros, cds e dvds.
                    ‐ laboratório fotográfico pb.
                    ‐ vitrine para a rua disponível como espaço expositivo durante o processo de ateliê.
                    ‐ visitas de curadores, artistas e galeristas aos artistas em ateliê.
                    ‐ três jantares com curadores, galeristas e/ou artistas.
                    ‐ exposição dos trabalhos produzidos na Casa durante o processo.
                    ‐ divulgação da exposição.
                    ‐ materiais básicos de desenho, pintura e colagem.
                    ‐ um computador para pesquisa, trabalhos e acesso à internet.
                    ‐ sistema wireless na maior parte dos pontos da casa.
                    ‐ blog no site da Casa para cada artista.
                    ‐ apresentação dos artistas participantes e do processo do Ateliê Aberto #2 na publicação Convivências, realizada pela Casa Tomada, lançada junto com a exposição final.

                    REGULAMENTO AQUI

                    Mais informações: www.casatomada.com.br

                       

                      Edital para Exposições no Espaço Objeto Encontrado

                      "A Objeto Encontrado, torna público que 30/janeiro/2010 receberá inscrições dos artistas interessados em expor seus trabalhos na Galeria da Objeto Encontrado durante o ano de 2010.
                      As exposições serão mensais, com intervalos de cinco a dez dias para a montagem da exposição seguinte, começando em 28 de janeiro de 2010, 9/março, 15/abril, 25/maio, 30/ junho, 06/ agosto, 10/ setembro, 19/ outubro, 25/ novembro. As datas poderão ser alteradas por eventuais necessidades.
                      O Edital visa acolher obras de artistas plásticos jovens ou consagrados das mais diversas tendências, permitindo a continuidade do trabalho de difusão cultural realizado na Objeto Encontrado."

                      Período de inscrição: durante o ano de 2010.
                      Taxa de inscrição: nenhuma.

                      Normas de inscrição: Serão aceitos projetos das seguintes modalidades: pintura, desenho, gravura, escultura, cerâmica, fotografia, arte digital, objeto, instalação, performance, "happenings". Os projetos deverão conter curriculo artístico, quatro fotos dos trabalhos a serem expostos ou DVD e CD-ROM para obras digitais, no caso das propostas performances e happenings é necessário ter um texto escrito sobre o trabalho. As inscrições podem ser feitas pelo correio, com carta registrada ou por e-mail, em ambos é necessario ter o nome completo,

                      data de nascimento

                      ,endereço, cidade, estado, CEP, e-mail, telefone e a data.

                      Para inscrições efetuadas por e-mail e que são digitais e necessário que encaminhar ao espaço o DVD ou CD-ROM.
                      Endereço para envio de projetos:
                      Espaço Objeto Encontrado
                      SHCN 102 bloco B loja 56
                      Brasília- DF
                      CEP 70722 520
                      Ou pelo e-mail: objeto.e@gmail.com
                      Premiação: exposição no Espaço Objeto Encontrado
                      REGULAMENTO AQUI
                      Mais informações: galeriaobjeto.blogspot.com/

                         

                        Emoção Art.ficial 5.0 - Chamada de Trabalhos

                        "A Bienal de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural, Emoção Art.ficial, chega à quinta edição com uma novidade: o instituto selecionará projetos de obras que poderão ser financiados integralmente e expostos. Apenas artistas brasileiros podem participar.
                        O tema para 2010 é "autonomia", que, numa obra, implica criação ou emergência de regras internas, e não apenas de comportamentos inesperados, como no caso do conceito de emergência."
                        Período de inscrição: de 11 de dezembro de 2009 à 1 de fevereiro de 2010.
                        Taxa de inscrição: nenhuma.
                        Normas de inscrição: para se inscrever, o artista deverá enviar à instituição, por correio, o descritivo da obra e seu demonstrativo em suporte digital (DVD ou CD-ROM). Especificidades e necessidades de produção devem ser detalhadas no projeto. O envelope deverá estar identificado com: 1. Nome do artista; 2. Título da obra e/ou do projeto de obra; 3. Endereço; 4. E-mail e telefone.
                        Endereço para envio dos projetos
                        Itaú Cultural - Itaulab
                        Avenida Paulista 149 - 6º andar
                        São Paulo - SP
                        CEP 01311 000
                        Premiação: Caso o projeto seja selecionado, o instituto poderá subvencionar integralmente a execução da obra. Além disso, desde que de acordo com a política de aquisição do Acervo de Obras de Arte do Itaú Cultural, os trabalhos participantes do evento poderão ser adquiridos para integrar a coleção.
                        REGULAMENTO AQUI
                        Mais informações: www.itaucultural.org.br

                         

                        Fundação Cultural de Criciúma (SC) - Edital de Ocupação 2010

                        "A Fundação Cultural de Criciúma (SC) está com inscrições abertas para ocupação da Galeria de Arte Contemporânea da Fundação Cultural de Criciúma."

                        Período de inscrição: até 20/01/2010.

                        Normas de inscrição: Os interessados deverão enviar suas propostas atendendo os seguintes requisitos:

                        a) Apresentar projeto de exposição (concepção, descrição, características específicas, plano de montagem, materiais e equipamentos necessários e outras informações que o artista julgar necessário para compreensão da proposta de exposição). Sendo que não serão aceitos projetos que utilizem materiais que comprometam e/ou prejudiquem as instalações físicas do espaço expositivo;

                        b) Documentação fotográfica ou fotocópia colorida dos trabalhos que serão expostos e incluindo identificação completa das obras (título, data, técnica, dimensões). Não serão aceitos trabalhos originais para avaliação;

                        c) Currículo artístico e dados pessoais (endereço completo, telefone, e-mail para contato, nº CPF e RG). O artista também poderá incluir documentação complementar sobre sua trajetória artística (catálogos, convites, textos críticos, matérias de jornais e/ou impressos em geral);

                        d) Para os artistas que desejam trabalhar dentro da modalidade site specific devem apresentar produção fotográfica de pelo menos 2/3 da produção e cumprir os itens a e c.

                        e) Encaminhar as inscrições, pessoalmente ou por correio, para:

                        Galeria de Arte Contemporânea

                        Fundação Cultural de Criciúma

                        Rua Cel. Pedro Benedet, 269 - Centro

                        CEP: 88801-250 – Criciúma/SC

                        REGULAMENTO AQUI

                        Mais informações: http://www.criciuma.sc.gov.br/

                        Fundação Clóvis Salgado BH (MG) Edição complementar 2010

                        "O Edital Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado (Belo Horizonte/MG), que já selecionou um projeto coletivo e 11 individuais, reabre inscrições para ocupação das galerias do Palácio das Artes em 2010. As inscrições devem ser feitas até 23/12/09, ou entre 04/01 e 08/01/10. Podem se inscrever artistas brasileiros ou estrangeiros residentes em todo território nacional."

                        Período de inscrição: entre 04/01 e 08/01/10.

                        Normas de inscrição: A inscrição é gratuita. Somente serão aceitas inscrições de pessoa física feitas pessoalmente ou pelos correios, via carta registrada com Aviso de Recebimento (AR). O proponente poderá se inscrever com até duas propostas, sendo uma individual e uma coletiva. Podem se inscrever brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência fixa no Brasil há mais de dois anos. As propostas deverão ser entregues, mediante protocolo, no Departamento de Artes Plásticas da Fundação Clóvis Salgado, e deverão estar contidas em envelope aberto, com a seguinte identificação:

                        Edital Artes Visuais 2010 – Edição complementar (frente)

                        Nome e endereço do artista ou do representante do grupo (verso)

                        Depois de conferida a documentação, o funcionário responsável deverá preencher o recibo e, em seguida, numerar e lacrar o envelope, entregando o respectivo canhoto ou cópia do protocolo ao artista. As propostas enviadas pelo correio, registradas e com Aviso de Recebimento (AR), deverão estar contidas em envelope fechado, com a seguinte identificação:

                        Edital Artes Visuais 2010 – Edição complementar

                        Destinatário: Departamento de Artes Plásticas

                        Fundação Clóvis Salgado

                        Av. Afonso Pena, 1.537, Centro – 30130-004 – Belo Horizonte, MG.

                        No remetente deverá constar apenas o nome e o endereço do artista ou do representante do grupo. Somente serão aceitas as propostas postadas até a data limite. Não serão aceitas propostas enviadas por quaisquer meio eletrônicos, tais como fax, e-mail, etc.

                        REGULAMENTO AQUI

                        Mais informações: http://www.palaciodasartes.com.br/

                        61º Salão de Abril


                        "Será realizado no período de 16/04 a 30/05/2010, o Salão de Abril: Qual o lugar da arte?, que pretende com esse tema consolidar o projeto do Salão, através da continuidade das ocupações e mudanças ocorridas desde 2008. Portanto, o circuito expositivo na Praça do Passeio Público, na Rua Major Facundo, na Rua Senador Alencar, no Centro de Referência do Professor/Galeria Antonio Bandeira e demais localidades da Cidade, permanecerá como percurso expositivo da mostra. A proposta pretende abranger um recorte da produção das artes visuais do Brasil, em suas variadas vertentes, com uma nova consciência de abertura."


                        Período de inscrição: de 17 de dezembro 2009 à 29 de janiero de 2010.
                        Taxa de inscrição: nenhuma.
                        Normas de inscrição: A inscrição dos artistas para o Salão ocorrerá por meio do preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site www.salaodeabrilfortaleza.com.br. Além da ficha de inscrição é necessário encaminhar junto o dossiê do artista, que tem que conter: o projeto com a proposta artística, fotos (tamanho máximo 20x25cm, tendo nome do artista, ano que foi feita, título, material e dimensão) ou DVD para as categoria de video arte e perfomance, curriculo resumido e o dossiê poderá ter o formato máximo de 21x33cm, tamanho ofício.
                        As fichas e dossiês podem ser entreguês pessoalmente ou enviadas pelo correio com aviso de recebimento AR e só será aceita inscrições postadas até do dia 29 de janeiro. Cada artista poderá inscriver até dois trabalhos em qualquer categoria.
                        Galeria Antônio Bandeira, 61º Salão de Abril: – Coordenação de Artes Visuais
                        Rua Conde D’eu, nº. 560, Centro
                        Fortaleza - CE
                        Cep: 60055 070
                        Premiação: Os 30 selecionados receberão um prêmio de R$ 2.500,00 e 1 Bolsa Incentivo à Formação no valor de R$ 10.000,00, a um artista escolhido entre os 30 selecionados.
                        REGULAMENTO AQUI
                        Mais informações: www.salaodeabrilfortaleza.com.br

                         

                        3º Concurso Universitário de Fotografia Sony-Fotografe

                        "A Sony do Brasil e Fotografe Melhor se uniram em busca de um objetivo: revelar novos talentos na fotografia brasileira. Por isso, criaram o primeiro grande concurso, de abrangência nacional, que tem como foco o público universitário. O tema geral do Concurso Universitário é: "Meu Olhar sobre o Brasil"."
                        Período de inscrição: 10 de novembro de 2009 à 12 de fevereiro de 2010.
                        Taxa de inscrição: nenhuma.
                        Normas de inscrição: O participante deverá comprovar sua condição de estudante universitário para ter sua inscrição confirmada. Para a comprovação, deverá enviar uma declaração da faculdade ou universidade atestando sua condição de aluno ou enviar uma cópia atualizada do pagamento da mensalidade do curso no qual está matriculado.Somente serão válidas fotografias registradas emterritório nacional. A utilização de programa de edição de imagens,via computador, deverá ocorrer apenas para ajustes deparâmetros básicos, como cor, contraste, nitidez e saturação. Cada participante poderá enviar um máximo de três fotos, sendo que somente uma será selecionada. As fotografias devem vir acompanhadas do
                        comprovante da condição de universitário e da ficha de inscrição, publicada na revista Fotografe Melhor, ou disponível gratuitamente no site (www.europanet.com.br/concursouniversitario/files/regulamento.pdf), a qual os inscritospreencherão com os seguintes dados: nome completo do autor, idade, curso universitário que frequenta, telefone, e-mail e endereço completo.
                        Premiação: A comissão julgadora escolherá premiará três participantes com os seguintes prêmios:
                        1

                        º lugar: Uma câmera DSLR Sony Alpha A330L com objetivas 18-55 mm e 75-300 mm, sapata FA-ST1AM, bolsa LCS-AMS-C30 e flash HVL-F58AM.
                        2º lugar: Uma câmera DSLR Sony Alpha A330L com objetiva 18-55 mm, sapata FA-ST1AM, bolsa LCS-AMS-C30 e flash HVL-F42AM.
                        3º lugar: Uma câmera DSLR Sony Alpha -A230L com objetiva 18-55 mm, sapata FA-ST1AM e flash HVL-F42AM.
                        REGULAMENTO AQUI
                        Mais informações: www.europanet.com.br/concursouniversitario/files/regulamento.pdf

                        Edital da Galeria da FAV para seleção de Exposições 2010-2011

                        By monica tachotte

                        "A Galeria de Artes da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás – Espaço Antônio Henrique Peclát FAZ SABER que, durante o período de 01/12/2009 à 20/02/2010 estarão abertas as inscrições para o Programa de Exposições de 2010-2011, para artistas e curadores interessados em participar do calendário de exposições."
                        Período de inscrição: 01 de dezembro de 2009 à 20 de fevereiro de 2010.
                        Taxa de inscrição: nenhuma.
                        Normas de inscrição: Encaminhar via e-mail a ficha de inscrição, que está no site http://www.fav.ufg.br/galeriadafav/, para o e-mail edital.galeriadafav@gmail.com e o portofólio via correio no período de 01/12/2009 à 20/02/2010 em carta registrada ou por serviço de entrega expressa, postado dentro do período de inscrição que aparece no edital.
                        Galeria de Faculdade de Artes Visuais
                        Universidade Federal do Goiás
                        Caixa Postal 131
                        CEP 74001-970 - Goiânia - GO
                        Premiação: Exposição na Galeria da FAV - não há ajuda de custo para o transporte das obras, artista e sua estadia na cidade.
                        REGULAMENTO AQUI

                        Mais informações: www.fav.ufg.br/galeriadafav/

                          Programa de Exposições 2010 do Centro Cultural São Paulo

                          "A novidade para o Programa 2010 é que além de contarem com o acompanhamento de um crítico, os artistas selecionados participarão de uma série de encontros e atividades a serem realizados no Centro Cultural São Paulo com o objetivo de debater e aprimorar os seus projetos expositivos.
                          O edital selecionará até 18 artistas para realizarem uma exposição individual em espaço coletivo ao longo de 2010.
                          O Programa, que em 2010 completa vinte anos, propõe um mapeamento da jovem produção artística, abrindo espaço a artistas em início de carreira para a sua inserção no circuito de artes visuais e possibilitando o acesso do
                          público a obras representativas dessa produção."
                          Período de inscrição: Até 29 de janeiro de 2010.
                          Taxa de inscrição: Nenhuma.
                          Normas de inscrição: As inscrições serão feitas em duas etapas: Primeiro, preencher a ficha de inscrição disponível no site www.centrocultural.sp.gov.br e segundo enviar pelo correio do formulário de inscrição, acompanhado de portfólio e pré-projeto da exposição ou trabalho a ser apresentado no Centro Cultural São Paulo.
                          Enviar para:
                          Centro Cultural São Paulo - Curadoria de Artes Visuais - Programa Anual de Exposições 2010
                          Rua Vergueiro 1000, Paraíso, São Paulo - SP
                          cep 01504-000
                          Premiação: Os artistas que forem selecionados receberão um cachê no valor de R$ 2.300. Concessão de quatro prêmios aquisitivos no valor de R$ 4.500 por meio do qual quatro artistas terão suas obras adquiridas para a Coleção de Arte da Cidade, sediada no CCSP, e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 4.500 a um quinto artista para a realização de uma residência artística.
                          REGULAMENTO AQUI
                          Mais informações: www.centrocultural.sp.gov.br

                             

                            Convocatória para Mostra Verbo 2010 - VI Edição

                            " A sexta edição da mostra anual de performance VERBO ocorrerá de 14 a 19 de junho de 2010 na Galeria Vermelho, em São Paulo. Além da seleção de performers e grupos terá também a 3ª edição do seminário VERBO Conjugado, três oficinas de criação na área de performance, além do lançamento de livros e publicações cujos temas estejam associados a aspectos atuais da performance."
                            Período de inscrição: 15 de dezembro de 2009 a 28 de fevereiro de 2010.
                            Taxa de inscrição: nenhuma.
                            Normas de inscrição: Poderão participar da seleção de projetos para a VERBO 2010 obras inéditas ou já apresentadas de artistas ou grupos que desenvolvam trabalhos na área da PERFORMANCE. Não serão aceitos vídeos, instalações, fotografias, pinturas e outras proposições que não estejam alinhados com o caráter do evento. Cada artista ou grupo poderá participar com até 3 projetos distintos.
                            Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível para download na home da Vermelho – www.galeriavermelho.com.br, e encaminhá-la para verbo2010@galeriavermelho.com.br, ou via correio para:
                            MOSTRA VERBO 2010
                            Rua Minas Gerais 350, São Paulo - SP
                            01244-010
                            A/c Marcos Gallon
                            Os interessados em participar do projeto de seleção deverão encaminhar versões digitais dos documentos mencionados abaixo, até 28 de fevereiro de 2010, para verbo2010@galeriavermelho.com.br, ou via correio normal para o endereço mencionado acima.
                            Premiação:A Galeria Vermelho irá custear a hospedagem de artistas que residem fora da cidade de São Paulo, montagem da obra dentro do espaço (não inclui os materiais necessários para a performance, como terra, madeira, arame, areia e afins, Equipamentos: projetor de vídeo, DVD e CD players, auto-falantes, microfones e divulgação.
                            REGULAMENTO AQUI
                            Mais informações: www.galeriavermelho.com.br

                            Salão dos Artistas Sem Galeria

                            By Laurem

                            "O Salão dos Artistas Sem Galeria, em sua primeira edição e promovido pelo Mapa das Artes, tem como objetivo: Exibir e divulgar a produção de artistas plásticos brasileiros que não tenham contratos formais ou verbais (representação) com qualquer galeria de arte em São Paulo ou no Rio de Janeiro."
                            Período de inscrição: 5 de dezembro de 2009 e 30 de janeiro de 2010.
                            Taxa de inscrição: R$ 100,00.
                            Normas de inscrição: ficha de inscrição impressa ou fotocopiada devidamente preenchida e assinada; portfólio com documentação fotográfica da obra do artista, apresentando no máximo 10 imagens no tamanho máximo A4; currículo do artista em até 2 páginas em formato A4; cópia da Carteira de Identidade; envelope adequado e devidamente endereçado e selado no mesmo valor da postagem de envio, para o retorno dos portfólios aos artistas não selecionados; cópia de comprovante bancário de depósito de R$ 100,00 na conta corrente da Rex Textos; dados bancários pessoais.
                            Premiação: cada um dos 10 artistas selecionados receberá: R$ 100,00 referentes à restituição do valor pago no ato da inscrição; R$ 200,00 de pró-labore;
                            R$ 300,00 para auxílio no custeio do envio e do retorno de duas obras para a mostra coletiva. Serão distribuídos ainda os seguintes prêmios: R$ 1.000,00 (caso o Salão receba mais de 100 inscrições); R$ 1.500,00 (caso o Salão receba mais de 150 inscrições); R$ 2.000,00 (caso o Salão receba mais de 200 inscrições).
                            REGULAMENTO AQUI
                            Mais informações: www.mapadasartes.com.br

                            Edital de Exposições 2010 - Galeria Municipal de Balneário Camboriú (SC)

                            "A Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural de Balneário Camboriú está com inscrições abertas, entre 09/11 a 04/12/09, para propostas de exposição em seu espaço no ano de 2010."
                            Período de inscrição: de 9 de novembro a 4 de dezembro de 2009.
                            Taxa de inscrição: nenhuma.
                            Normas de inscrição: portfólio em formato A4 contendo os seguintes documentos: currículo sucinto do artista (no caso de grupo, currículo de todos os participantes); endereço completo, telefone, e-mail; fotos em tamanho 15 x 21 cm: mínimo de 06 fotos das obras a serem apresentadas na exposição, identificadas com título, técnica, ano de execução e dimensão; temática e título da exposição, com breve histórico, quantidade de obras a serem expostas, contendo dimensões e técnicas das mesmas; catálogos, reportagens, publicações, comentários e críticas de exposições já realizadas.
                            Premiação: exposição na Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural de Balneário Camboriú - não há ajuda de custo para transporte de obras, do artista e sua estadia na cidade.
                            REGULAMENTO AQUI
                            Mais informações: cultura@camboriu.sc.gov.br

                            Fonte: Peão de Obra

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