SESC Consolação apresenta dez filmes doFestival Internacional de Curtas-Metragens de 2009

 
SESC Consolação apresenta dez filmes do
Festival Internacional de Curtas-Metragens de 2009

 
Exibição faz parte da programação do "Cena Curta" e conta com bate-papo com o diretor Thiago Mendonça e com a organizadora do festival Zita Carvalhosa.
 
Apesar de uma intensa produção no Brasil, o curta-metragem não encontra muitos espaços que valorizem sua apresentação ao grande público, ficando restrito a uma pequena parcela de cinéfilos e afins. Mas este formato tem uma importância fundamental na formação do cinema nacional e vem rendendo ao País muitos prêmios. Alguns importantes diretores, roteiristas e cineastas que hoje são conhecidos por suas produções em longas-metragens tiveram seu início nos curtas. É por essas e outras razões que o SESC Consolação abre espaço para a exibição e troca de idéias sobre o universo de criação e produção de curtas-metragens em diferentes suportes. Cena Curta é uma programação composta por exibição de filmes no formato curta-metragem e encontros com os realizadores: diretores, atores e/ou produtores dos distintos coletivos de criação.
Em setembro, a programação apresenta dez curtas nacionais premiados em votação do público durante o 20º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, realizado em 2009. A seleção dos filmes foi feita pela própria diretora da Associação Cultural Kinofórum, Zita Carvalhosa, principal responsável pela realização do festival desde a sua primeira edição em 1989.
Dividido em duas sessões, com cinco curtas cada, a exibição em DVD acontece no dia 8 de setembro, a partir das 17h e conta com dois bate-papos: o da primeira sessão, com o diretor Thiago Mendonça, do curta Minami em close-up – A boca em revista; e o da segunda sessão com Zita Carvalhosa, da Associação Cultural Kinofórum. Confira a seleção de curtas:
 
 
PRIMEIRA SESSÃO – 17h
 
A Casa dos Mortos
- Débora Diniz – Brasil (DF), 2009 - 20' – Doc.
Jaime, Antônio e Almerindo são homens anônimos, considerados perigosos para a vida social, cujo castigo será a tragédia do suicídio, o ciclo interminável de internações, ou a sobrevivência em prisão perpétua nas casas dos mortos.

A Guerra de Arturo - Júlio Taubkin, Pedro Arantes – Brasil (SP) – 2009 – 19' – Fic.

Arturo é um reles funcionário da redação de um grande jornal. Sua rotina é quebrada quando, por um erro de digitação, ele deflagra uma guerra entre Brasil e Argentina. Agora, resta a Arturo consertar seu erro, salvar o mundo e ficar com a garota.


Fractais Sertanejos - Heraldo Cavalcanti – Brasil (CE) - 2009 - 19' – Doc.

A história de um operário da construção civil que se torna artista ao sair do coma, esculpindo obras abstratas que denomina "TudoeNada", semelhantes aos fractais estudados na física e na matemática do caos.

Minami em Close-up - A boca em revista - Thiago Mendonça – Brasil (SP) – 2008 - 18' – Doc.
A trajetória da revista "Cinema em Close-up", que nos anos 70 tornou-se um sucesso de vendas, e de seu editor Minami Keizi é o ponto de partida para contar a história dos filmes da Boca do Lixo e seus personagens.

O Divino, De Repente - Fábio Yamaji – Brasil (SP) – 2009 - 6' – Doc.

Ubiraci Crispim de Freitas, personagem real conhecido por Divino, canta repentes e conta sua vida neste documentário animado com ficção experimental.


SEGUNDA SESSÃO – 19h30
 

No tempo de Miltinho - André Weller – Brasil (RJ), 2008 - 17' – Doc.

Investigação musical. Miltinho, cantor atuante desde os anos 40, empresta sua peculiaríssima voz para falar. O inconfundível estilo do Rei do Ritmo é dissecado em entrevistas, apresentações musicais e imagens de arquivo.


Nós Somos Um Poema – Brasil (RJ) – 2008 - 17' – Doc.

O filme conta a história da quase desconhecida parceria de dois gênios da música popular brasileira, Pixinguinha e Vinicius de Moraes, que se juntaram para compor a trilha sonora do filme de Alex Viany, "Sol sobre a lama".


Nº 27 - Marcelo Lordello – Brasil (PE) – 2008 - 19' – Fic.
- O banheiro tá na limpeza - responde segurando a maçaneta, com toda força. - Limpeza?!? - É, procura outro, por favor.

Olhos de Ressaca - Petra Costa – Brasil (SP) – 2009 - 20' – Exp.

Vera e Gabriel estão casados há 60 anos. Eles divagam sobre a própria história e em seu rememorar, imagens de arquivo familiar se confundem com imagens do presente, tecendo um universo afetivo e onírico.

Superbarroco - Renata Pinheiro – Brasil (PE) – 2008 - 17' – Fic.

A ornamentação na ruína; o escuro no claro; o silêncio na voz; o imóvel na ação.


Cena Curta
Dia 8 de setembro de 2010. Quarta, às 17h e às 19h30.
Local: Espaço Beta – 3º andar
Grátis. Retirada de ingressos a partir de uma hora antes da atividade na Central de Atendimento (1º andar).
60 lugares.
Não recomendado para menores de 16 anos.
 
SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245
Tel: 3234-3000
-----------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa: Rita Solimeo Marin
Tel: 3234-3043
 

Nenhum comentário: