EXPOSiÇÃO - Naiah Mendonça - Un Jour de Bonté - dconcept escritório de arte, abertura 1 setembro 2010

 
Pintura, desenho e transcendência em individual

de Naiah Mendonça no dconcept escritório de arte

 

       

A Igreja (dir.) e Moça com Vela (esq.)

 

Artista revisita a história da arte ocidental em série de 6 obras em pastel

oleoso sobre tinta acrílica. Abertura no dia 1º de setembro, quarta-feira, às 18 horas.

 

O dconcept escritório de arte inaugura em 1º de setembro a mostra individual Un Jour de Bonté ('Um dia de bondade') da artista Naiah Mendonça, exibindo 6 trabalhos em pastel oleoso sobre tinta acrílica. A seleção das obras, todas inéditas e produzidas em 2010, revela o traço desconhecido da artista paulista, que vem se destacando no cenário nacional por meio de obras em vídeo e fotografia em coletivas assinadas por grandes curadores como Paulo Herkenhoff.

 

"A transição entre suportes e técnicas e trabalhar no limiar entre a pintura e o desenho são discussões pictóricas que me interessam", declara a artista em cujas telas retrata personagens da nobreza e da burguesia européia dos séculos XVI a XIX.

 

A disposição das obras no exíguo espaço do escritório de arte obedece o ritmo do relógio, assim a parede à esquerda representa a manhã, a do fundo, a tarde, e a do lado direito, a noite, perfazendo o dia por meio de cores e matizes que remetem à luminosidade característica de cada um dos períodos. O tempo e o referencial humano característicos de sua produção dialogam qual um ciclo de vida e morte, segundo a artista.

 

O desenho de observação de Naiah é lento e cheio de minúcias que, com o tempo, se desfazem na simplificação das formas originais. Feito e refeito inúmeras vezes, ganha traços maduros para, em seguida, sofrer desgastes, sfumatos e distorções que conferem certo ar fantasmagórico aos trabalhos. O referente aos poucos se dissolve para que personagens ganhem novos ares, trazendo para o século XXI as figuras de mestres como Gian Lorenzo Bernini e Lord Leighton.

 

A obra, porém, não se limita ao quadro. Em colaboração com o designer José Marton, a artista trabalha elementos que transcendem o perímetro de suas telas, fazendo das molduras parte constituinte das obras. A escolha desta ou daquela madeira, de um acabamento em voluta ou em ângulo, é absolutamente pertinente e pensada de acordo com o efeito de complementação ou mesmo de choque em relação à tela.

 

Naiah Mendonça

 

Graduada em Artes Plásticas pela FAAP, a artista tem participado de mostras coletivas em importantes espaços institucionais e galerias desde sua formatura, em 2005. Dentre elas, destacam-se Mediações (2010), curada por Mario Gioia na Galeria Motor, em São Paulo; "American Kinetics. Video Collection" (2010) na Galerie Capital Gold, Düsseldorf, Alemanha; Laços do Olhar (2008), com curadoria de Paulo Herkenhoff no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo; Atlas Américas (2007) também de Paulo Herkenhoff no Espaço Oi Futuro, Rio de Janeiro; Copa da Cultura, Projeto Brasil + Berlim (2006) no KV – Institute for Contemporary Art, Berlim, Alemanha; Rumos Artes Visuais 2005-2006 do Itaú Cultural em São Paulo e itinerância nacional; Ways of Looking at Places and Landscapes na Fundación Telefónica em Lima, Peru. Em 2008, a artista realizou individual na III Mostra de Exposições do Centro Cultural São Paulo.

 

Serviço:

Exposição: Un Jour de Bonté ('Um dia de bondade'), individual de Naiah Mendonça
Abertura:  1º de setembro de 2010, quarta-feira, das 18 às 22 horas
Período expositivo: de 02 de setembro a 01 de outubro

dconcept escritório de arte
Alameda Lorena, 1.257, G1 (Vila Flávio de Carvalho)

01424-001 - Jardim Paulista, São Paulo - SP
Horários: de segunda a sexta-feira, das 14 às 19 horas

Tel. (11) 3085 5006

Entrada franca
www.dconcept.net

Informações para a imprensa:


Décio Hernandez Di Giorgi
Adelante Comunicação Cultural
Tel. (11) 3589 6212 / 8255 3338
dgiorgi@uol.com.br
MSN: deciogiorgi@yahoo.com.br

 

Nenhum comentário: