Inscrições para o Simpósio Curadoria e Novas Centralidades

Abertas inscrições para o Simpósio Curadoria e Novas Centralidades (entre temporalidades) e para o Laboratório de Curadoria

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em parceria com o projeto Made in Mirrors (MiM) e apoio da vinícola Botticelli organizam o simpósio Curadoria e Novas Centralidades, a ser realizado no Recife no período de 27 a 29 de setembro de 2010. O objetivo do evento é refletir acerca do crescente fluxo de exportação de curadores, artistas e trabalhos, sendo esse deslocamento intercultural, internacionalmente e em múltiplas mídias. Carregado de mentalidade, percepção e entendimento ocidentais, esse movimento conseguiu construir novas amarrações em uma atual rede estendida, fazendo-se presente também nas então consideradas periferias do sistema da arte: museus e instituições de arte contemporânea têm florescido por todo o mundo, e com eles a demanda de novos profissionais, públicos e narrativas. Mediante a formação dessas novas redes, o simpósio ‘Curadoria e Novas Centralidades’ discutirá a relevância do curador na constituição da recente história da arte e na formação do gosto, além de visualizar novas dimensões no campo artístico e as centralidades desenvolvidas nesse, percebendo os novos medianos na apresentação e representação da arte e as fundações das redes do futuro.

A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com o projeto Made in Mirrors (MiM), abre inscrições em três etapas para as atividades do Simpósio Curadoria e Novas Centralidades (entre temporalidades).

A programação do Simpósio Curadoria e Novas Centralidades abrange três momentos de participação do público.

1. O primeiro diz respeito ao Projeto Edições: laboratório de curadoria que ocorre de 27 a 29 de setembro, das 10h às 12h, na Sala João Cardoso Ayres, no Derby. Este projeto, organizado por Alexandre Dias Ramos, pretende trazer um momento de reflexão teórica das questões museográficas e sociais envolvidas no processo curatorial, visando estabelecer um grupo de estudos com o público interessado na formação e atuação do curador de arte, figura muitas vezes controversa, que organiza e cria o espaço expositivo, seleciona os artistas e desenvolve o discurso conceitual das exposições. Para esta atividade serão selecionados 20 (vinte) participantes, através de análise de CV, da carta de intenção e ficha de inscrição.

2. O segundo momento é um almoço social no café da Fundação Joaquim Nabuco do Derby que terá uma dinâmica diferenciada. Tomando como ponto de partida a historicidade da palavra simpósio – espaço de sociabilidade em que os cidadãos de Atenas se reuniam para discutir democracia, poesia e demais assuntos, regados a vinhos – o encontro promoverá um almoço com pratos feitos a partir de elementos nativos de Pernambuco e importados,ainda da época da colonização, além de uma degustação de vinhos finos produzidos no Vale do São Francisco. A gastronomia é pano de fundo para o primeiro dia do simpósio que terá como palestrantes os curadores Stjin Huits, Hu Fang, William Wells, Paulo Herkenhoff e Thais Rivitti, com mediação de Cristiana Tejo. O primeiro dia do simpósio será fechado para convidados e 8 (oito) participantes que serão selecionados por CV, da carta de intenção e ficha de inscrição

3. A última etapa são dois dias de debates que terá transmissão online, com inscrições abertas ao grande público pelo site da FUNDAJ.

O Simpósio Curadoria e Novas Centralidades (entre temporalidades) será traduzido simultaneamente do inglês para o português.

Serão disponibilizadas 100 (vagas) através do encaminhamento da ficha de inscrição (anexa) para o e-mail: cadif@fundaj.gov.br.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail: cadif@fundaj.gov.br, ou pelos telefones: 81 3073 6753 e 3073 6659 

PROGRAMAÇÃO

Dia 27/09: Autonomia de curadoria em contextos não-autônomos

12h30: Almoço social no Café da Fundação: 5 mesas | 5 palestrantes | 5 maneiras de curar autonomia

Cada parte do almoço (entrada/prato principal/sobremesa) inicia com uma fala de 10 minutos de cada um dos palestrantes. Isso imporá um limite de tempo para a fala;

Palestrantes ficam em posições fixas nas mesas, convidados recebem cada parte do almoço numa mesa diferente, de acordo com nossa orientação;

Objetivo: todos sentam com todos e desenvolvem novas idéias;

Participação: palestrantes, convidados e 8 pessoas selecionadas por inscrição para o almoço.

Citação para desafio:

“Confie na arte e não no discurso gerando a 'arte'.” (Jean Cristophe Ammann)

Os curadores de países emergentes estão contribuindo com novos parâmetros e uma nova história da arte?

O que é independência para um curador? Quais os limites do curador? Deve haver limites? A dependência ao contexto deve ser encorajada ou não?

Como a diversidade cultural ou contextual influencia a prática curatorial?

O que a prática curatorial deve influenciar?

Moderador:     Cristiana Tejo

Palestrantes: Stijn Huijts – Schunck, Heerlen , Holanda

Hu Fang – Vitamin Creative Space, Guangzhou , China

William Wells – Townhouse Gallery, Cairo , Egito

Paulo Herkenhoff

Thais Rivitti

Dia 28.09: A rede e a máquina – chamada para convidados proporem tópicos em função de sua experiência e temas de pesquisa recentes

15h: Apresentações na Sala Aloísio Magalhães - Debates sobre como a mobilidade foi influenciada no campo curatorial pelos meios de comunicação digital.

Palestrantes: Hu Fang

Kiki Mazzuchelli

Hendrik Folkerts

17h: Coffee break

17h30: Debate aberto

Citação para desafio: “Existe um deslocamento semiótico quando o objeto artístico é definido pela sua posição em uma rede de relações” (Marina Vishmidt)

Como o ambiente influencia a maneira com que lidamos com necessidades locais e premissas internacionais?

Potencial futuro? Como podem essas redes apoiar o campo da arte? Como podemos criar sinergias entre o mundo digital e o mundo natural?

Que tipo de nova geografia cultural pode-se esperar?

19h: Fim da sessão

Dia 29.09: Produção de sistemas de arte / Transformação do 'seat of power': instituição versus individual. Usando autocrítica. Chamar a atenção para as condições das possibilidades da arte e a condição de sua produção. (Conferência com discussão)

15h: Apresentações na sala Aloísio Magalhães

William Wells

Inti Guerrero

Stijn Huijts

17h: Coffee break

17h30: Sessão de debate

Citação para desafio: “Dar uma idéia para um objeto já é produção” (Bourriaud)

Até que ponto a visão do curador influencia a maneira com que as pessoas percebem arte?

Qual o papel do discurso do curador na mensagem da obra?

As instituições ocidentais estão mortas? São dinossauros? Como influenciam a produção artística?

Deveríamos falar sobre um programa, uma agenda ou um espaço ao invés de instituição?

Qual o novo modelo curatorial?

19h: Fim da sessão

Lançamento dos livros “Sobre o Ofício do Curador”, da editora Zouk, “O que é bonito é para se ver - Barbara Wagner`, publicado pelo Het Domein Museum, livro da artista Maria Barnas, do Glaspalais, Holanda e das publicações Revista Número e MIM.

Projeto Edições: laboratório de curadoria

Alexandre Dias Ramos é editor, formado em artes plásticas pela ECA-USP, especialista em Arte-educação pelo NACE e Museologia pelo MAC-USP, mestre em Sociologia da Cultura pela FEUSP, doutorando em História, Teoria e Crítica pelo Instituto de Artes da UFRGS. É membro da Fundação Vera Chaves Barcellos (RS), autor do livro Mídia e Arte: aberturas contemporâneas (2006) e organizador do livro Sobre o Ofício do Curador (2010).

Conteúdo:

Introdução ao conceito de curadoria

  • A função do espaço expositivo
  • Exercícios curatoriais
  • A pesquisa
  • O ofício do curador
  • Noções de sociologia da arte: capital simbólico e capital social

Nos três dias de laboratório do Projeto Edições, o ofício do curador será estudado a partir de algumas das perguntas propostas pelo simpósio “Curadoria e Novas Centralidades”, buscando o levantamento (e o questionamento) da função do espaço expositivo e do próprio papel do curador. Serão propostos alguns exercícios curatoriais e breves leituras em grupo para, em seguida, a discussão de algumas noções da sociologia da arte em Pierre Bourdieu , comohabitus, capital simbólico e capital social.

Dias: 27, 28 e 29 pela manhã (2 horas de aula por dia) – 20 vagas

Cristiana Tejo

Coordenadora Geral /CGCADIF

3073.6659

Nenhum comentário: