1º Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste

Estarão em Cuiabá na segunda (14) e terça-feira (15) Carlos Sena Passos, curador do 1º Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste e diretor do Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Divino Sobral, produtor do Salão e artista plástico. Eles vêm divulgar o evento e receberão a imprensa no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) da UFMT, por meio de agendamento, nesses dois dias. No dia 15, às 14h, eles receberão os artistas plásticos da região em reunião também no MACP, informa o supervisor do Museu, José Serafim Bertolotto.
O 1º Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste é uma realização da Funarte por meio de projeto de autoria de Carlos Sena Passos, premiado pelo Edital de Apoio a Festivais de Fotografia, Performance e Salões Regionais. Será realizado no período de 28 de abril a 17 de junho de 2011, no Centro Cultural UFG, em Goiânia (GO). O artista Adir Sodré que é homenageado pelo evento.
O Salão é uma proposta que vem preencher a lacuna existente entre os processos artísticos desenvolvidos no Centro-Oeste brasileiro, promovendo uma amostragem panorâmica, incentivando, subsidiando e legitimando a atual produção da região, dizem os organizadores. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas o dia 28 de fevereiro..
O 1º Salão tem o seguinte formato: São selecionados 20 artistas com obras nas categorias desenho, gravura, pintura, escultura, objeto, instalação, fotografia, vídeo-arte e performance. Os selecionados recebem pela participação o pró-labore no valor de R$ 2.000, e concorrem a quatro premiações no valor de R$ 10.000. As obras premiadas passam a integrar o acervo artístico da UFG. As comissões de seleção e de premiação são constituídas por profissionais especializados (curadores, pesquisadores e críticos de arte) de Goiânia, Brasília, Campo Grande, Rio de Janeiro e São Paulo. Para completar a amostragem e ampliar a reflexão sobre o percurso da linguagem contemporânea no Centro-Oeste, quatro artistas (um de cada unidade) são convidados hors concours a participar da exposição devido à importância de suas obras e ao mérito de suas trajetórias em seus respectivos locais de atuação. O 1º Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste será documentado em catálogo criteriosamente projetado e com distribuição gratuita, e desenvolve um programa de ação educativa que visa estimular o público para discutir questões contidas

Nenhum comentário: