ARTE DIGITAL SERIA E SEUS DESCAMINHOS

A Arte digital é uma realidade presente e pungente, não se restringido somente a criação de imagens por meios eletrônicos ou sua impressão sobre tela ou papeis usando-se impressoras a base de cera ou outras mais modernas... A arte digital tangencia, também, vídeos e instalações presentes na arte conceitual sendo abraçada por tal corrente artística que lhe proporcionou o merecido status de arte.

Minhas primeiras experiências em arte digital foram no período mais selvagem da computação, mesmo antes do advento da internet, quando expus gravuras impressas em impressoras matriciais em 1988; sempre usei ferramentas digitais para a construção de minhas pinturas e esculturas (executadas manualmente), assim como já atuei e engendrei vídeos conceituais de Arte Digital; diante de tal percurso jamais diria que obras feitas nos meios digitais não são arte como incautos poderiam falsamente tentar alegar.

Mas devemos conceituar bem o que seja arte digital, ela não consiste somente em pegar elementos criados por outros artistas, imprimi-los e assinar o nome em baixo como alguns técnicos tentam sugerir... a arte digital ainda exige a punção criativa em sua elaboração não sendo um meio que se agrega a outros para ser efetivada.

Muitos artistas plásticos, particularmente pintores, tem migrado para meios de impressão digital de seus trabalhos, mas quando fazem tal procedimento optam por birôs técnicos sérios nos quais não corram o risco de terem suas obras ou criações roubadas por novos piratas que alegam ser artistas.

Em são Paulo dois tradicionais birôs podem ser encontrados, espaços estes que a décadas técnicos trabalham auxiliando a artistas a executarem suas obras em modalidades de impressão em metal, lito , xilo e que a mais de uma década exploram os aspectos de impressão digital, são eles: Almavera e Ymagos, locais nos quais os artistas tem a exata certeza que sua criação não será roubada por pessoas desqualificadas ou por criaturas que demonstram nada saberem do fazer artístico e apenas dominam de modo precário a técnica e confundem a pirataria que executam sobre a obra de terceiros como sinônimo absoluto de Arte.

Muitos artistas têm optado por comprarem suas próprias impressoras as quais os valores estão em queda vertiginosa e partirem a produzirem suas próprias obras ou de terceiros... Um método fantástico de libertar-se da necessidade de depender de técnicos... Os processos de impressão são bem similares ao usados em nossas impressoras usuais e tal ferramentas vem acompanhada de programas facilitadores quanto a edição e impressão de imagens.

Conselhos aos artistas ao escolherem técnicos sejam muitos criteriosos evitando contratar os que publicamente se vangloriam que se apropriam ou roubam o trabalho criativo de outros artistas.

Ass. Wellington R Costa

Editor do Jornal Virtual das Artes.

http://www.almavera.com.br/ - Almavera a mais de 25 anos atendendo aos artistas trabalhou e trabalha com os maiores e mais famosos artistas brasileiros, possuindo galeria própria de venda na qual obras originais são comercializadas.

http://www.glatt.com.br/ - Rerecentemente atuou na exposição de Burle Marx.

Sites sobre a história da arte Digital:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_digital

http://industrias-culturais.blogspot.com/2004/02/arte-digital-e-ciberntica-histria.html

http://www.slideshare.net/ppgmkt/arte-digital

http://www.dinalivro.com/catalogo/generalidades-historia-da-arte_0701/arte-digital-novos-caminhos-na-arte-inclui-dvd-_04021250.aspx

Nenhum comentário: