40º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto

40º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto

 

Já estão abertas as inscrições para o 40º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. A tradicional mostra destina-se a reunir trabalhos nacionais contemporâneos representativos das artes plásticas.

As inscrições para a primeira fase podem ser realizadas até 21 de janeiro pessoalmente na Casa do Olhar Luiz Sacilotto ou por meio dos Correios.
As categorias são pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, instalação, interferência, site specific e fotografia. Cada artista pode inscrever-se em apenas uma delas – submetendo três obras na divisão escolhida – com exceção das categorias instalação e interferência e site specific, nas quais o participante pode indicar apenas uma.

Os selecionados para a segunda fase serão conhecidos no dia 15 de fevereiro de 2012. A premiação deste ano terá o valor total de R$ 28 mil para prêmio-aquisição e de R$ 2 mil para prêmio-estímulo. A abertura do 40º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto será realizada no dia 12 de abril de 2012.

Comissão de Seleção e Premiação
Os artistas podem indicar, também na ficha de inscrição, dois dos três nomes que farão parte da Comissão de Seleção e Premiação. Daniel Caballero, Antonio Santoro, Rubens Pontes, Agda Carvalho, Sergio Sanches, Alberto Beuttenmuller, Elvira Vernaschi, Olívio Tavares de Araújo, Walter Miranda, Maria dos Anjos, José Henrique Fabri Rolim, Ricardo Rezende e Éder Chiodetto fazem parte da lista.

O terceiro integrante da comissão é indicado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Turismo da Prefeitura de Santo André.

Histórico
O Salão de Arte Contemporânea de Santo André foi iniciado em 1968 e conta, portanto, com mais de 40 anos de história na cidade, no estado e no País. Foi interrompido em 1976 na sua 9º edição. Em 1978 retornou como Salão Jovem de Arte Contemporânea e teve cinco edições com este título, até 1982.

Neste ano, além do Salão Jovem, foi retomado o Salão de Arte Contemporânea em sua 10º edição. O evento segue ininterrupto até os dias atuais. Na 33º edição passou a se chamar Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto.

Ao longo destes anos, artistas como João Suzuki, Paulo Chaves e Hans Suliman Crudzinski, além do próprio Sacilotto, foram homenageados com salas especiais.
Regulamento e ficha de inscrição

Nenhum comentário: