Concurso do CCBB seleciona e premia novos dramaturgos

 

Estão abertas até o dia 2 de março as inscrições para a quinta edição do projeto Seleção Brasil em Cena. Promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o concurso de dramaturgia tem como principal objetivo fomentar a literatura dramática nacional por meio do surgimento de novos dramaturgos.

Serão selecionados doze textos que receberão leituras dramatizadas distintas, a serem realizadas no Rio de Janeiro e Brasília, durante as quais serão eleitos dois textos vencedores (um em cada cidade), por meio do voto dos diretores e do público.  Os dois autores vencedores serão premiados com a encenação de seu texto nos teatros do CCBB RJ e Brasília patrocinadas pelo Banco do Brasil. Não há limite para a quantidade de textos inscritos por candidato.

Os textos recebidos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais das artes cênicas e os nomes dos autores só se tornarão conhecidos pelo júri após a escolha dos doze finalistas.

Desde sua criação, o Seleção Brasil em Cena recebeu mais de 900 textos de autores de todo o país e as leituras dramatizadas foram dirigidas por expressivos nomes do teatro contemporâneo brasileiro tais como Paulo de Moraes, Ivan Sugahara, Stella Miranda, Gilberto Gawronski e Moacir Chaves, dentre outros.

Ao longo das quatro edições anteriores, cerca de 86 atores indicados por renomadas escolas de teatro participaram das leituras juntamente com dezenas de estagiários em cenotécnica, iluminação e figurinos. O espetáculo “É Samba na Veia é Candeia”, vencedor da 3ª edição , recebeu duas indicações ao Prêmio Shell 2009, uma delas a de melhor texto.

Clique aqui para ler o regulamento.

Nenhum comentário: