Funarte lança Prêmio de Produção Crítica em Música

A Fundação Nacional de Artes lançou o edital do Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música, para a seleção de dez trabalhos de pesquisa inéditos. O concurso tem como objetivo fomentar, em âmbito nacional, a reflexão, a produção e a difusão de conhecimentos sobre a arte. As inscrições vão até 21 de março.

Os projetos poderão ser apresentados em forma de monografias, dissertações, teses ou investigações jornalísticas e deverão abordar aspectos relativos à música, nos gêneros erudito e/ou popular. Podem concorrer autores brasileiros, maiores de 18 anos.

Os trabalhos científicos deverão conter no mínimo 100 páginas e tratar de questões referentes à música, podendo abordar:

  • aspectos históricos, sociais, antropológicos ou econômicos;
  • aspectos musicológicos acerca da obra de um ou vários compositores ou de determinada corrente estética;
  • relações entre música/músicos brasileiros e música/músicos estrangeiros;
  • relações entre música erudita e música popular;
  • aspectos relacionados à cadeia produtiva/criativa da música.

A triagem da propostas será feita pelo Cemus (Centro da Música da Funarte). Os trabalhos habilitados serão avaliados por uma comissão composta por cinco especialistas, conforme critérios de qualidade do conteúdo e da forma e contribuição para a reflexão sobre o tema abordado. Serão concedidos dez prêmios no valor de R$ 20 mil aos trabalhos selecionados. O investimento total  do projeto é de R$ 200 mil.

Clique aqui para ver o edital.

Nenhum comentário: