MinC discute reformulação do Programa Cultura Viva

 

A secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, reuniu-se nesta terça-feira (14/2), com cerca de 50 representantes dos Pontos de Cultura do estado do Rio de Janeiro, para discutir a reformulação do Programa Cultura Viva e ouvir as reivindicações dos ponteiros.

Além da secretária, também participaram do encontro, no Palácio Capanema, o chefe da Representação Regional do MinC no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, Marcelo Velloso, e a coordenadora de Diversidade Cultural da secretaria de Cultura  do estado, Juliana Lopes.

Os representantes dos Pontos de Cultura  se queixaram de dificuldades na prestação de contas e das exigências burocráticas para a assinatura de convênios. Reclamaram também da ausência dos secretários de cultura dos municípios na discussão e reivindicaram a formulação de um protocolo da cultura para as situações de catástrofes climáticas.

Segundo Márcia Rollemberg, entre os problemas que devem ser analisados está a definição de uma chancela para os Pontos de Cultura. Ela explicou que a proposta de criação de um selo facilitaria a ampliação das  fontes de financiamento dos pontos, hoje restritas  a recursos diretos dos governos. A secretária questionou também se apenas os pontos que precisam de financiamento devem ser considerados formalmente como Pontos de Cultura, já que hoje existem no país 3.567 pontos e pontões, dos quais 808 não recebem recursos por não terem convênios vigentes.

Clique aqui para ler a notícia na íntegra.

*Com informações do site do MinC

Nenhum comentário: