Minas Gerais inaugura Museu Peter Lund

image

O Governo de Minas inaugura nesta sexta-feira (21/9) o Museu Peter Lund, museu de território inspirado na trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) pela região de Lagoa Santa.

O Museu Peter Lund compreende todo o Parque do Sumidouro, onde foi construída uma sede, ao lado da Gruta da Lapinha, que reunirá fósseis descobertos por Lund na região cárstica de Lagoa Santa, cedidos pelo Governo da Dinamarca.

A cerimônia contará com a presença do Governador Antonio Anastasia e do príncipe herdeiro da Dinamarca, Frederik André Henrik Christian, que estará acompanhado da princesa Mary Elizabeth, em visita oficial ao Estado, além de outras autoridades.

O acervo cedido pelo Museu de História Natural da Dinamarca é composto por fósseis que foram encontrados por Peter Lund, no século 19, durante suas pesquisas na região cárstica de Lagoa Santa, cujas características geológicas favorecem o aparecimento de grutas e cavernas.

O prédio que abrigará a sede do Museu Peter Lund possui 1.850 metros quadrados e pretende ser um espaço destinado à conscientização da importância histórica e cultural do carste de Lagoa Santa. O Museu dispõe de duas salas exclusivas para que o visitante tenha conhecimento dos Planos de Manejo do Parque e Espeleológico; sala multiuso para projeção de filmes, realização de palestras e workshops; salas de exposição sendo um delas dedicada especialmente ao acervo do Museu de História Natural da Dinamarca, espaço para reserva técnica, conservação e  restauro de obras, café e loja.

O Museu Peter Lund integra a ‘Rota das Grutas Peter Lund’, atualmente, um projeto estratégico intersetorial do Governo de Minas, realizado em conjunto pelas Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Cultura e de Turismo, entre outras, além de parceiros externos.

O objetivo é promover o desenvolvimento regional por meio do turismo, com a estruturação de um roteiro turístico nacional e internacional, único e singular, pautado em elementos naturais e culturais da região cárstica nos municípios que englobam a Rota das Grutas de Lund (Belo Horizonte, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e Cordisburgo)

Clique aqui para mais informações.

*Com informações do site da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais

This work is licensed under a Creative Commons license.

Nenhum comentário: