Prêmio VIVALEITURA 2012

 

Prazo para inscrições de iniciativas de fomento a leitura é prorrogado até o dia 13 de outubro

A sétima edição do prêmio VIVALEITURA teve suas inscrições prorrogadas. Agora os interessados terão até o dia 13 de outubro para inscreverem suas iniciativas de fomento a leitura. A iniciativa é realizada pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) e oferecerá um total de R$ 540 mil a instituições comprometidas com o incentivo à mediação da leitura em todo o território nacional e a valorização do hábito de ler na conquista da cidadania plena.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas via Internet, pelo site www.premiovivaleitura.org.br, ou via postal, como carta registrada, com Aviso de Recebimento (AR) endereçado para: Prêmio VIVALEITURA/Fundação Biblioteca Nacional, Av. Rio Branco n° 219 – Centro – CEP 20040-008 – Rio de Janeiro-RJ.

Serão selecionados 18 projetos finalistas, seis em cada categoria, que receberão troféu e o prêmio de R$ 30 mil cada um. Além disso, as iniciativas indicadas para a Menção Honrosa “José Mindlin” ganharão diploma e medalha. A cerimônia de premiação acontece em dezembro.

♣  Categoria 1: Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, experiências desenvolvidas nas bibliotecas de acesso público.

♣  Categoria 2: Escolas públicas e privadas, experiências realizadas nas escolas, em toda a escola, de apenas uma sala de aula, de uma série, ou da biblioteca escolar, cujos responsáveis sejam professores, diretores, bibliotecários ou coordenadores.

♣  Categoria 3:  Sociedade – ONGs, pessoas físicas e instituições sociais, experiências formais ou informais por profissionais ou voluntários vinculados às ONGs. Poderão se inscrever empresas públicas ou privadas e instituições de ensino superior, públicas ou privadas, que poderão receber a Menção Honrosa José Mindlin, para projetos ou programas de apoio, promoção, formação ou patrocínio voltados para a promoção da leitura.

Números

Com abrangência nacional, o VIVALEITURA já reuniu mais de 13 mil iniciativas de incentivo à leitura desde 2006, ano da sua criação. Os números refletem o compromisso de pessoas e instituições de todo o país com a formação de leitores. A enorme coleção de trabalhos inspira políticas púbicas na área de educação e colabora no planejamento de ações do Programa Nacional do Livro e da Leitura.

(Texto: Ascom/MinC)

This work is licensed under a Creative Commons license.

Nenhum comentário: