Relatório indica que liberdade na internet está cada vez mais ameaçada

 

De acordo com o relatório “Liberdade na internet 2012”, feito pela Freedom House – organização independente de Washington dedicada à expansão da internet – e divulgado nesta semana, as ameaças à liberdade na internet têm crescido no mundo, com o aumento de práticas de censura, bloqueio a sites e até ataques físicos a blogueiros em países autoritários. Dos 47 países analisados, 20 tiveram uma trajetória negativa em termos de liberdade na internet desde janeiro de 2011. A informação é do caderno Link, do jornal O Estado de S. Paulo.

image

As piores colocações ficaram com Irã, Cuba e China. Também receberam o status de “não livre” países como Belarus, Arábia Saudita, Usbequistão e Tailândia.

Os países são classificados em “livres”, “não livres” e “parcialmente livres”, recebendo uma nota de zero (mais livre) a cem (menos livre). Os critérios para avaliação foram baseados em obstáculos de acesso, limitação de conteúdo e violação de direitos do usuário na web.

A Estônia foi o país mais bem colocado, superando os Estados Unidos, que ficaram em segundo lugar entre as nações mais livres. O país europeu possui um sistema nacional de identificação digital, permite que os seus cidadãos a votem online e, segundo o blog de tecnologia UbuntuLife, anunciou que tem planos de inserir aulas de programação na grade do primeiro grau em escolas públicas.

O Brasil obteve 27 pontos, ocupando a 11ª posição.

image

Clique aqui para ler a matéria completa.

*Com informações do cadenro Link, do Estadão

This work is licensed under a Creative Commons license.

Nenhum comentário: