Ministério da Cultura lançará editais com temática afrodescendente

image

O Ministério da Cultura vai lançar uma série de editais com a temática afrodescendente. A ministra Marta Suplicy afirmou estar disposta a estabelecer um novo paradigma em que a cultura, em todas as linguagens apoiadas pelo MinC, tenha protagonismo dos negros.

“É uma justa reivindicação da comunidade negra”, disse a ministra, que na ultima segunda-feira (1/10), em São Paulo, entre as manifestações dos produtores da cultura digital, ouviu o desabafo de que a cultura negra é apoiada pelo MinC, mas não é realizada por produtores e criadores negros.

Marta Suplicy determinou aos presidentes da Funarte, Antonio Grassi, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim, e à secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana, que apresentem, até a semana que vem, editais a serem lançados no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Numa ação conjunta da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural e FBN, serão mapeados os pontos de cultura que podem ter por foco a literatura negra. A FBN também vai fazer uma pesquisa sobre hábitos de leitura da população negra.

A ministra também falou com o diretor-curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo, para tratar das atividades de lançamento dos editais e da comemoração do Dia da Consciência Negra, em São Paulo. Na conversa, Marta pontuou que as atividades precisam sair do museu e ganhar visiboilidade em espaços como o Parque do Ibirapuera.

*Com informações do site do Ministério da Cultura

This work is licensed under a Creative Commons license.

Nenhum comentário: